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17/03/2012 - 08:25

AES Eletropaulo investirá R$ 841 milhões em 2012

Investimento de 2011 foi R$ 739 milhões, 8% a mais que em 2010.

Os resultados da AES Eletropaulo, em 2011, comprovam o foco que a companhia trabalhou ao longo de todo ano e que mantém como meta para 2012: a melhoria contínua dos serviços e da satisfação dos clientes. Foram investidos R$ 739 milhões, o que representa aumento de 8% em relação a 2010. A projeção para este ano é ainda maior: R$ 841 milhões. Distribuidora destina R$ 242 milhões a plano de ação até 2012

Um dos destaques do programa de investimentos é o plano de ação, que inclui, principalmente, aumento do quadro de eletricistas, modernização da rede e ampliação de canais de atendimento. No total, R$ 242 milhões estão sendo destinados a esse pacote de iniciativas no biênio 2011-2012.

· Mais equipes. No ano passado, 580 eletricistas foram contratados para serviços de manutenção, construção e poda. Outros 360 profissionais foram direcionados ao atendimento das emergências no verão, totalizando mais de 1.400 homens na rua até o fim da estação. Em dias críticos, esse número pode ultrapassar 2.400, pois também são mobilizadas equipes que atuam em serviços comerciais, como ligação e religação. Os novos colaboradores receberam 300 horas de capacitação.

Os demais eletricistas passaram pelas 100 horas de treinamento anual, destinada à atualização e ao aprimoramento das equipes de campo.

· Ampliação dos canais de atendimento. O novo call Center conta com 150 posições adicionais, elevando o total de posições de 400 para 550. Outras 300 posições estão contratadas para dias críticos. Com isso, o call Center da AES Eletropaulo tem disponíveis 850 posições de atendimento – mais que o dobro do modelo anterior. A ampliação já refletiu no serviço: de dezembro de 2011 a fevereiro deste ano, o tempo médio de espera de atendimento telefônico foi de 7 segundos. Houve também o incremento da capacidade de atendimento eletrônico em 27 vezes, chegando a 54 mil chamadas por hora. A empresa ainda duplicou a capacidade do serviço de SMS, que está preparado para receber 100 mil mensagens por dia.

Novo call center da AES Eletropaulo: Tecnologia e ações preventivas-O plano de ação da distribuidora está integrado a iniciativas de automação e expansão da rede, além de modernização do sistema de leitura e medição.

· Automação da rede. A concessionária fechou o ano com 1.513 religadores e 5.042 seccionalizadores operando no sistema. Até o fim de 2012, o total de equipamentos instalados chegará a 3 mil religadores e dez mil seccionalizadores, o que tornará metade da rede de distribuição ‘inteligente’.

· Manutenção. Foram inspecionados 5.171 km de rede no ano passado. A previsão para 2012 é ainda maior: mais de 6 mil km. Manutenção na rede de distribuição da AES Eletropaulo.

Indicadores-As iniciativas de 2011 têm melhorado os indicadores de desempenho da companhia. O DEC anual, índice que aponta a quantidade de horas que o cliente ficou sem energia, foi reduzido em 2,3% e chegou em 10,36 horas. Já o indicador que mostra quantas vezes o cliente ficou sem energia, FEC, ficou estável, em 5,45 vezes. Se fossem retirados os efeitos das interrupções do sistema de transmissão (da empresa CTEEP), o FEC teria apresentado redução de 2,1%, se comparado ao indicador de 2010.

A redução dos indicadores é um trabalho contínuo da AES Eletropaulo. A meta é fechar 2012 com o DEC abaixo do limite regulatório. O DEC de janeiro deste ano já foi de 9,87 contra 10,13 horas no mesmo mês em 2011, queda de 2,57%. Já o FEC foi de 5,37 vezes, contra 5,89 vezes, 8,83% menor. Em fevereiro, o DEC caiu para 9,16 horas e o FEC, para 4,94 vezes. [www.aes.com].

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