Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL
Busca: OK
CANAIS

14/03/2012 - 11:16

Mister Finanças: os direitos do consumidor

São Paulo– Em comemoração ao Dia dos Direitos do Consumidor, 15 de março, o consultor financeiro do programa Consumidor Consciente, Conrado Navarro, entrevista Marco Aurélio Alves, membro associado do BrasilCON - Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor e editor do blog "Defesa do Consumidor".

Segundo Marco, o consumidor recorre pouco aos seus direitos por falta de informação, “quando um cidadão tiver problema na aquisição de algum produto ou serviço o primeiro passo que deve ser tomado é procurar a empresa com qual ele fez um negócio e está se sentindo lesado, para comunicar o que aconteceu. Quando a empresa não estiver disposta a ouvir, é necessário recorrer ao judiciário”, adverte.

Vale ressaltar também que existem quatro direitos fundamentais que devem ser garantidos aos consumidores, são eles: o direito de ter produtos e serviços com segurança, o direito à informação, o direito à opção e o direito de ser ouvido. Lembrando sempre que os cidadãos devem ter a consciência de consumir apenas dentro das suas possibilidades e necessidades.

O Programa Consumidor Consciente, da MasterCard, promove a gestão inteligente das finanças pessoais e familiares. Você pode ter acesso a orientações importantes nesse e em outros artigos e podcasts no Mister Finanças.

Consumidor Consciente -O premiado programa da MasterCard, Consumidor Consciente é o programa de educação financeira disponível para consumidores da América Latina e Caribe que oferece informações e ferramentas úteis sobre finanças pessoais. O conteúdo foi desenvolvido para ajudar aos consumidores a entender os princípios gerais de finanças pessoais de forma simples e a fomentar os hábitos de consumo responsável. O Consumidor Consciente está disponível gratuitamente por meio de um portal na Internet em português, espanhol e inglês e por meio de iniciativas em comunidades ao redor da região. Desde seu lançamento em 2007, mais de um milhão de pessoas já visitaram o site do Consumidor Consciente e o programa já atendeu a mais de 2500 jovens e adultos por meio de seus seminários e cursos de finanças pessoais. O Consumidor Consciente conta com o apoio de 44 organizações em toda a região, desde instituições financeiras, varejistas, organizações sem fins lucrativos e de mídia à agências de proteção ao consumidor. [www.consumidorconsciente.org].

Perfil-A MasterCard (NYSE: MA) é uma empresa global de pagamentos e tecnologia que administra a mais rápida rede de processamento de pagamentos do mundo, conectando consumidores, instituições financeiras, comerciantes, governos e empresas em mais de 210 países e territórios. Os produtos e soluções da MasterCard permitem que as atividades cotidianas – como fazer compras, viajar, administrar um negócio ou organizar suas finanças – sejam feitas de maneira mais fácil, segura e eficiente para todos. [ www.mastercard.com].

Enviar Imprimir
© Copyright 2006 - 2017 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira