Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/03/2012 - 10:19

Estudante da RSE é selecionada para representar o Brasil em evento da ONU

Carolina Quirino, aluna da Rede Salesiana de Escolas/Instituto São José, de Resende-RJ, foi escolhida para participar da coordenação jovem da Rio+20, evento que será realizado em junho e é promovido pela Organização das Nações Unidas.

Carolina Quirino, aluna do 3º ano do Ensino Médio da Rede Salesiana de Escolas/Instituto São José de Resende-RJ, foi uma das cinco pessoas escolhidas no Brasil para fazer parte da coordenação jovem da “Rio+20”. A conferência, prevista para o mês de junho no Rio de Janeiro, é promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e reunirá líderes de todo o mundo para discutir meios de transformar o planeta em um lugar melhor para se viver.

O objetivo dos chamados “coordenadores jovens” será expandir e divulgar a conferência para a juventude. Carolina recebeu o e-mail de confirmação em janeiro. “Era madrugada quando o e-mail chegou, nem acreditei quando li a mensagem, que veio em inglês”, contou a estudante, que é aluna da RSE desde a Educação Infantil. A ONU não divulga quantas pessoas participaram da seleção, mas estima-se que houve milhares de candidatos em todo o Brasil.

Compromisso com a juventude -A aluna salesiana conheceu o concurso pelas mídias sociais e, para concorrer, se inscreveu no site das Nações Unidas. Lá ela manifestou o interesse em se envolver com a sustentabilidade e escreveu sobre a sua experiência com trabalhos voluntários, que realiza desde os 14 anos por intermédio da escola salesiana.

Carolina sempre participa de atividades solidárias, como distribuição de alimentos e monitoramento escolar. Em 2011, criou o projeto "Jovem Amigo", que incentiva os estudantes a realizar trabalhos voluntários em abrigos, asilos e comunidades carentes. Na inscrição, ela citou também o seu trabalho de redatora para a Revista Viração, uma publicação nacional voltada para os jovens.

As informações foram suficientes para a seleção de Carolina. Dos cinco eleitos, ela é a mais nova, com apenas 17 anos. Os outros quatro têm entre 21 e 26 anos e são dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. Cada país participante tem um grupo de coordenadores jovens.

Como se dá a articulação dos jovens -No Brasil, outras nove pessoas atuam em parceria com a coordenação. Carolina já passou a se reunir todos os dias, via internet, com os colegas. O primeiro trabalho concreto será fazer um levantamento básico dos problemas do Brasil na área de sustentabilidade e como a juventude pode colaborar. A estudante já participou de uma videoconferência em inglês, que foi acompanhada por coordenadores do mundo inteiro. “Estou entrando em um universo novo, muito interessante. Tem até gente do Afeganistão e do Sudão me adicionando no Facebook”, revelou a aluna.

As frentes de trabalho foram divididas. Carolina e um líder de Curitiba ficaram responsáveis por desenvolver o tema “alimentação”, estudando e apontando as deficiências e necessidades do país nesse assunto.

O grupo também vai receber da ONU subsídios para palestras e workshops. Ainda não está decidido se eles vão participar efetivamente do evento em junho, mas a vontade de todos é muito grande. Carolina está preparando uma forma de divulgar o tema e a Rio+20 em blogs e redes sociais. Os coordenadores não marcaram um encontro pessoal, mas pretendem fazer isso até o fim do primeiro semestre. A aluna pensa ainda em desenvolver alguma atividade ligada ao tema no colégio. Ela frisa que esse grupo não trabalha na ONU e nem fala em nome da instituição, mas reconhece que está sendo uma experiência única. "Meu grande sonho é trabalhar na UNICEF, e tenho certeza que esse trabalho vai me dar vivência para buscar esse objetivo", concluiu.

Novos rumos para o planeta -A Rio+20 será realizada entre os dias 20 e 22 de junho e reunirá os chefes de Estado das 20 maiores economias do mundo (o G-20). O objetivo é estabelecer e renovar os compromissos políticos com o desenvolvimento sustentável do planeta.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: