Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/03/2012 - 10:58

Reduzir custos com energia é uma alternativa para manter lucratividade da industria

Metalplan Equipamentos estima crescimento de 35% em 2012 após certificação ISO 50001.

Após o anúncio do IBGE de que a produção industrial brasileira caiu 2,8% em janeiro deste ano puxada pela queda da produção automotiva e pela crise econômica na Europa, a principal dúvida de empresários é como manter o crescimento frente às influências externas do mercado.

Cortar gastos ainda é a alternativa mais utilizada, mas, antes de pensar em demissões ou frear os investimentos, reduzir os custos com energia, além de impactar no custo final da produção, gera eficiência energética e agrega valor a marca.

Uma alternativa viável e de retorno efetivo em curto prazo é a aquisição da certificação NBR ABNT ISO 50001 – Gestão de Energia. Lançada em junho do ano passado, esta certificação complementa as ferramentas de governança empresarial com ações que impactam diretamente na redução do consumo de energia, que segundo organizadores da International Organization for Standardization (ISO), podem chegar a uma economia de 60%.

Saindo na frente, a Metalplan Equipamentos tornou-se oficialmente a primeira indústria de compressores do mundo a obter a certificação ISO 50001, no dia 24 de fevereiro último. Após meses de trabalho, seu sistema de gestão de energia foi acreditado pela SGS Systems and Services Certification, que também responde pelo sistema de gestão da qualidade (ISO-9001) da empresa desde sua primeira certificação, em 2002. Dessa forma, a Metalplan também é uma das pioneiras do planeta a conquistar a ISO 50001, cuja primeira certificação ocorreu em Setembro de 2011, na Ásia.

O diretor da Metalplan, Edgard Dutra, estima que haja uma redução do consumo de energia de até 40% já no primeiro ano de implantação da norma ISO 50001, o que pode representar uma economia direta de até 10% no custo dos equipamentos fabricados. Por se tratar de uma empresa do ramo de ar comprimido, uma das fontes de energia mais utilizadas por todos os setores da economia, “era lógico que estivéssemos na vanguarda da nossa própria certificação. Além de fabricar compressores de parafuso, a tecnologia mais eficiente para a geração de ar comprimido, a Metalplan também executa serviços de auditoria em sistemas pneumáticos, visando à otimização energética. Dessa forma, precisávamos aprender com a ISO 50001 e retransmitir esse conhecimento aos nossos clientes", diz Edgard.

Desta forma, a Metalplan tem metas de crescimento em 2012, superiores a 35%.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: