Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/02/2012 - 10:13

Solução permite recarga inteligente de carros elétricos com conexão móvel

Plataforma desenvolvida possibilitará aos motoristas controlar recarga dos carros elétricos.Objetivo é aumentar o uso e formar um ecossistema que facilite a implementação dos carros elétricos no mundo todo.Parceria traz Volvo, Göteborg Energi, Instituto Viktoria e Ericsson.

Por meio de um inovador projeto de pesquisa envolvendo vários setores, a Ericsson (Nasdaq: ERIC) trará conectividade móvel aos carros elétricos dando aos motoristas o controle sobre as recargas. O sistema permitirá aos motoristas controlar a recarga dos carros enquanto estão conectados a uma tomada normal. Além disso, o sistema direciona a despesa de energia para a conta do proprietário, que determinará o tempo e o valor da recarga em um console instalado no próprio carro ou remotamente, por meio de um smartphone ou tablet.

Usando a rede móvel, o carro comunica-se com a rede elétrica para que a recarga seja programada com base nos preços da rede de energia, reduzindo o custo final para o usuário. Para a companhia de energia elétrica, a coordenação da recarga dos carros ao longo da rede é mais eficiente e sustentável.

O conceito foi desenvolvido em uma grande parceria, que inclui a Volvo Car Corporation; a Göteborg Energi, principal companhia de energia elétrica do Oeste da Suécia; a Ericsson e o Instituto Viktoria, um instituto de pesquisa de TI sem fins lucrativos.

Per-Åke Olsson, CEO do Instituto Viktoria, disse: “Nossa missão é levar o conhecimento ao mercado como inovação. Este é um exemplo bem-sucedido de colaboração entre setores com grande potencial de negócios. Acreditamos que este projeto dará suporte à entrada dos veículos elétricos no mercado, ajudando assim a sociedade a mover-se em direção à mobilidade sustentável”.

A Göteborg Energi começa a interessar-se pela digitalização da infraestrutura de recarga e pelas estratégias e possibilidades que ela é capaz de gerar. “Os veículos elétricos serão um componente essencial, tanto para uma sociedade sustentável como para uma rede elétrica inteligente (smart grid). Temos o compromisso de fazer com que a recarga dos veículos seja fácil, e também, ao mesmo tempo, otimizar a rede de energia”, diz Lotta Brändström, CEO da Göteborg Energi.

O Volvo Electric C30, agora em produção em pequena escala para os clientes de leasing na Europa, foi usado durante o projeto e equipado com o medidor interno e o software. Lennart Stegland, vice-presidente de Sistemas de Propulsão Elétrica da Volvo Car Corporation, disse: “Nossa visão é a de que o proprietário de um veículo elétrico não sacrifique nenhuma das qualidades que ele espera de um carro de luxo. Esta tecnologia inteligente para recarga em qualquer tomada e o pagamento automático na sua própria conta de luz, são exemplos excelentes de como fazemos de tudo para tornar o uso diário mais fácil para o cliente”.

A contribuição da Ericsson para o projeto é entender e influenciar formas como as redes, serviços e terminais existentes e futuros podem apoiar novos conceitos de negócios, bem como serviços que beneficiam a sociedade. A Ericsson fornece a expertise em TI e comunicação.

Paolo Colella, responsável pela área de Integração de Sistemas e Consultoria da Ericsson, diz: “Novas soluções como estas precisam coordenar de forma transparente e confiável as interações máquina-máquina e pessoa-máquina, nas quais tanto as pessoas quanto as máquinas estão em movimento, e ao mesmo tempo permitir transações financeiras seguras. Nosso trabalho é simplificar este processo”.

Entre os principais pontos do projeto estão:Uso das redes móveis e das redes elétricas existentes. Ter o medidor de eletricidade no veículo, o que permite o controle da recarga, no momento ou conforme a programação definida pelo motorista, com os custos na conta de energia do proprietário. Um modelo flexível que se adapte aos diferentes regulamentos ao redor do mundo, e suporte uma variedade de modelos de negócios – alguns com novos players como os fornecedores de serviços over-the-top. O projeto foi financiado por quatro parceiros, pela região de Västra Götaland e pela fundação de pesquisas da Göteborg Energi. O Volvo Electric C30 estará em exposição no Ericsson Hall 6 da LaFira, durante o Mobile World Congress em Barcelona, na Espanha, de 27 a 29 de fevereiro.

A Ericsson é a líder mundial no fornecimento de tecnologias e serviços de comunicação. Possibilitamos a Sociedade Conectada com soluções eficientes e em tempo real que nos permitem estudar, trabalhar e viver nossas vidas de uma forma mais livre e em sociedades sustentáveis no mundo todo. [ www.ericsson.com/br].

Oferecemos serviços, software e infraestrutura em Tecnologias da Informação e Comunicação para operadoras de telecom e outras indústrias. Hoje, mais de 40% do tráfego móvel global passa pelas redes da Ericsson e prestamos serviço de suporte nas redes de nossos clientes que atendem mais de 2 bilhões de assinantes.

Atuamos em 180 países e temos mais de 100.000 funcionários. Fundada em 1876, a Ericsson está sediada em Estocolmo, na Suécia. Em 2011, a empresa gerou receitas de US$ 35 bilhões (226,9 bilhões de coroas suecas). A Ericsson está listada nas bolsas de valores NASDAQ OMX (Estocolmo) e Nasdaq (Nova York).

A Ericsson está presente na América Latina desde 1896, quando estabeleceu um acordo na Colômbia e entregou pela primeira vez equipamentos à região. No início do século XX, a Ericsson aumentou sua presença na América Latina ao firmar acordos comerciais na Argentina, no Brasil e no México. Hoje, a Ericsson está presente em 56 países da América do Sul, América Central, México e Caribe, que formam uma das regiões que contam com instalações completas da Ericsson, compostas pela Unidade de Produção, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), e o Centro de Treinamento. A Ericsson é a fornecedora líder em telecomunicações, com mais de 40% do mercado na América Latina e mais de 100 contratos de serviços de telecomunicações na região.

O Instituto Viktoria é um instituto de TI sem fins lucrativos localizado em Lindholmen, Gothenburg, na Suécia. O Instituto Viktoria tem como foco a informática para os setores automotivo e de transportes, e conta com uma equipe de aproximadamente 40 pesquisadores. O Instituto Viktoria é parte do Swedish ICT. [www.viktoria.se].

A Volvo Car Corporation é uma das marcas mais fortes do setor automotivo, com um longo e valioso histórico de inovação em nível mundial. A Volvo vende aproximadamente 450 mil carros por ano em cerca de 120 países, e possui cerca de 2 mil lojas e oficinas de serviço ao redor do mundo. A sede da Volvo Car Corporation e outras funções corporativas têm como base Gotemburgo, na Suécia. [www.volvocars.com ].

Perfil - A Göteborg Energi é a principal companhia de energia do Oeste da Suécia. O objetivo da empresa é oferecer aos seus clientes serviços de energia, banda larga, aquecimento distrital, resfriamento, gás natural e de rede de fornecimento de eletricidade. O propósito geral de longo prazo é criar soluções energéticas sustentáveis para Göteborg. O fornecimento eficiente de energia é um dos principais componentes de uma sociedade que funciona bem. Para alcançar este objetivo, a Göteborg Energi desenvolveu-se e é hoje uma empresa de energia versátil, oferecendo serviços e produtos que tornam a vida mais fácil, tanto para as empresas quanto para as pessoas. [www.goteborgenergi.se].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira