Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/02/2012 - 08:29

Balneário de Búzios recebe bicicletas ergométricas inteligentes e chuveiros eficientes durante o carnaval

Ação da Ampla integra o “Cidade Inteligente Búzios”, projeto que transformará a cidade em modelo de consumo eficiente de energia no Brasil.

O carnaval no balneário de Búzios teve uma atração a mais este ano. O município recebeu três bicicletas ergométricas inteligentes, capazes de gerar energia, e chuveiros movidos a energia solar, que ficarão nas praias de Geribá e Manguinhos à disposição dos foliões até o fim de fevereiro.

A ação, uma parceria entre a concessionária Ampla, a Prefeitura de Búzios e a empresa Enersud, é o primeiro marco do projeto denominado “Cidade Inteligente Búzios”, que contará com as tecnologias mais inovadoras já utilizadas pelas empresas do Grupo Enel e prevê ainda a conversão da rede de distribuição de energia em uma rede mais inteligente, com medidores digitais e uma automatização capaz de integrar toda a geração existente, novas energias renováveis e veículos elétricos.

As três bicicletas ergométricas estão posicionadas na Praça Santos Dumont, no Centro da cidade, e geram energia para abastecer três entradas de tomada, rádios e um totem de dois metros de altura que será iluminado progressivamente de acordo com a energia gerada a partir do uso das bicicletas. Para se ter uma ideia, uma bicicleta é capaz de gerar 200 Watts, energia suficiente para acender 13 lâmpadas compactas de 15W (equivalente a duas lâmpadas de 60W incandescente) ou ligar um computador (180W) ou uma geladeira (130W).

Localizados nas praias de Geribá e Manguinhos, os chuveiros são abastecidos por energia solar, gerada por meio de duas placas solares localizadas no alto de cada estrutura. As duas placas geram a energia que move a bomba, levando a água dos lençóis freáticos até uma espécie de minicisterna no alto dos chuveiros. Cada cisterna tem capacidade de armazenar 40 litros de água, permitindo que a bomba só entre em funcionamento quando o nível de água armazenado diminui. Vale ressaltar que, apesar de estarem localizados na orla da praia, os chuveiros funcionam com água doce, graças aos lençóis freáticos localizados na beira mar.

As bicicletas e os chuveiros foram desenvolvidos pela empresa Enersud, em parceria com a Ampla e a Universidade Federal do Rio de Janeiro, e ficarão disponíveis para a população até o fim do mês de fevereiro. Dentro do projeto “Cidade Inteligente Búzios” está incluída a realização de uma pesquisa para analisar a performance da energia gerada por meio das pedaladas nas bicicletas inteligentes, comparando com a geração de energia por meio de painéis solares e aerogeradores (geração através do vento).

Utilizando instalações eólicas, solares e das bicicletas distribuídas pela cidade, será possível identificar qual das formas de geração se adequa melhor à estrutura do município, levando em conta a incidência de sol e vento na localidade. Caso a energia das bicicletas seja bem avaliada na pesquisa, pode-se visualizar em um futuro não tão distante academias de ginástica que gerem sua própria energia por meio das pedaladas de seus alunos e até residências que usem uma bicicleta como fonte geradora própria. Bicicletas instaladas em uma praça também poderão gerar energia para a iluminação pública do local.

Projeto Cidade Inteligente Búzios -Uma cidade projetada para ser referência em consumo eficiente de energia elétrica no Brasil e na América Latina é a proposta da Endesa, dentro do Grupo Enel, que, por meio de sua distribuidora Ampla, levará para a América Latina a experiência que o grupo já possui em Málaga.

O objetivo é impulsionar no município de Armação dos Búzios, no Estado do Rio de Janeiro, um projeto denominado “Cidade Inteligente Búzios”, iniciativa que prevê obras de conversão da rede de distribuição de energia em uma rede mais inteligente, capaz de integrar toda a geração existente.

Com a instalação de medidores inteligentes e novos sistemas de automatização da rede (tecnologias inovadoras provadas pelas empresas do Grupo Enel em grande escala), as perdas de energia caem mais rapidamente e os níveis de qualidade do serviço crescem alinhados à manutenção da segurança dos clientes.

Entre os benefícios que serão oferecidos à cidade e seus moradores estão a possibilidade de aplicação de tarifas diferenciadas de acordo com o horário de consumo; a utilização de lâmpadas de LED na iluminação pública; o maior incentivo à eficiência energética das instalações de edifícios públicos, permitindo um controle do consumo por aparelho em tempo real, além de uma rede de distribuição mais eficiente com sistemas de controle automáticos, reduzindo a duração da interrupção do fornecimento.

Em resumo, os benefícios do projeto serão: .Tarifas diferenciadas de acordo com o horário de consumo |.Utilização de lâmpadas de LED na iluminação pública, trazendo economia de energia e maior capacidade de iluminação |.Maior incentivo à eficiência energética das instalações de edifícios, possibilitando o controle do consumo por ambiente e por aparelho |. Acompanhamento em tempo real por parte do consumidor dos gastos com energia elétrica |.Os sistemas de controle remoto permitirão ajustes automáticos em tempo real à rede de distribuição para uma nova forma de gestão da energia e um melhor serviço |.Maior eficiência do sistema e do consumo de energia, reduzindo as emissões de CO2, com menos impacto no meio ambiente |. Incorporação de novas fontes de energia renováveis à rede existente através da instalação de painéis fotovoltaicos em edifícios públicos, bem como microssistemas eólicos no município que permitirão ao consumidor produzir e vender energia a partir de seu domicílio para as concessionárias distribuidoras de energia.

A Enersud é uma empresa especializada no fornecimento de soluções alternativas de energia. No mercado há 10 anos, pesquisa, desenvolve e fabrica equipamentos voltados para a geração de energia a partir de fontes renováveis para pequenos consumidores. Tais equipamentos utilizam tecnologia de ponta 100% nacional, com patentes concedidas e com alto índice de inovação. Para isso, conta com parcerias de Universidades e Centros de pesquisas distribuídos por todo o Brasil, especialmente com a COPPE/UFRJ.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: