Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/02/2012 - 08:18

Prefeitura e CAB assinam contrato de concessão dos serviços de água e esgoto em Cuiabá

A nova concessionária já atua em cinco municípios do Estado do Mato Grosso e tem operações no Estado de São Paulo e Paraná.

Dentro de três anos, os cuiabanos terão água de qualidade nas torneiras 24 horas por dia e, até 2022, terão 100% do seu esgoto coletado e tratado. Essas são as principais metas do contrato de concessão, de 30 anos, assinado na sexta-feira entre a Prefeitura e a CABambiental.

Para isso, a CAB Cuiabá S.A. – empresa constituída especialmente para operar os serviços públicos de água e esgoto da capital Matogrossense investirá R$ 900 milhões, sendo que R$ 315 milhões nos primeiros cinco anos do contrato.Presidida pelo economista Italo Joffily, a CAB Cuiabá deve começar a operação dentro de 60 dias com o quadro de funcionários da Sanecap, que passarão a contratados da CAB.

“Nosso objetivo é manter a maioria dos profissionais para prestar o melhor serviço à população de Cuiabá,” diz Ítalo Joffily. “Viemos fazer diferença com a experiência que acumulamos ”.

Atualmente 99% dos moradores da área urbana de Cuiabá são atendidos com água potável, mas somente metade da população conta com água todos os dias nas torneiras. Por isso, a nova concessionária começa investindo na regularização do abastecimento para que, em 2015, todas as residências deixem de ter problemas com as intermitentes faltas d’água que, além de causar desconforto, comprometem a qualidade da água distribuída.

Como apenas 28% dos esgotos gerados são tratados, o Rio Cuiabá recebe diariamente 182 mil metros cúbicos de esgoto in natura. A partir de agora, começa o trabalho para, dentro de 10 anos, Cuiabá figurar no ranking das cidades com 100% dos esgotos coletados e tratados.

A Empresa -Criada em 2006 pelo Grupo Galvão, uma das maiores empresas brasileiras do setor de infraestrutura, a CAB ambiental atende hoje a mais de 5,5 milhões de brasileiros por meio de contratos de concessão e de parceria público privada (PPP) nos Estados do Mato Grosso (Alta Floresta, Canarana, Colíder, Comodoro e Pontes e Lacerda), Paraná (Paranaguá) e São Paulo (Andradina, Castilho, Guaratinguetá, Mirassol, Palestina e Piquete). É sócia da Sabesp, a maior empresa de saneamento da América do Sul, em Águas de Andradina e Águas de Castilho. Mantém um contrato de PPP com a Sabesp para ampliar a produção de água na Zona Leste da Região Metropolitana de São Paulo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: