Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/02/2012 - 11:14

Carnaval Limpo: Sebastiana já coletou mais de 1,7 tonelada de lixo nos desfiles de seus blocos

A ação, realizada em parceria com a Febracom, recolheu das ruas latas de alumínio, garrafas pet, papel e vidro durante os desfiles dos blocos da associação.

Mais de 1,7 tonelada de material reciclável foi recolhido durante os desfiles do Imprensa que eu gamo, Simpatia é Quase Amor, Ansiedade, Gigantes da Lira, Suvaco do Cristo e Escravos da Mauá. O resultado parcial faz parte da ação Carnaval Limpo realizada pela Associação de

Blocos da Zona Sul, Santa Teresa e Centro, a Sebastiana, em parceria com a Febracom (Federação das Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis). Ao todo, mais de 200 catadores selecionados e capacitados pela Febracom atuarão na coleta durantes os desfiles dos 12 blocos da associação. A iniciativa conta com apoio da Globo Rio e do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Todo o material é coletado e pré-selecionado no próprio caminhão que acompanha o encerramento do desfile, o carro “fecha-alas” (num contraponto ao “abre-alas”). Em seguida é encaminhado para um pequeno posto de triagem instalado no local da concentração do bloco, onde o material é pesado e distribuído pela Febracom entre as cooperativas que atuaram na ação. Os catadores recebem diária remunerada, auxílio alimentação e transporte.

“Entendemos que é responsabilidade dos blocos ajudar na limpeza das ruas depois dos desfiles. Queremos fazer a nossa parte, deixar limpas as ruas dos bairros por onde passamos, diminuir o impacto do que geramos. Essa ação também é uma forma de os blocos ajudarem na geração de emprego e renda”, explica a presidente da Sebastiana, Rita Fernandes.

No Carnaval de 2011, a parceria resultou na coleta e prensagem de quatro toneladas de lixo (latinhas de alumínio, papel, embalagens de plástico, vidro) recolhidos nos desfiles. A ação continua nos outros blocos que desfilam durante o feriado de Carnaval. São eles: Carmelitas, que desfila duas vezes, Virtual, Barbas, Que Merda é essa?!, De Segunda, Meu bem, volto já!, além dos Simpatia é Quase Amor, que também faz seu segundo desfile neste Carnaval.

A Febracom congrega 48 cooperativas de coleta seletiva de materiais recicláveis no Estado do Rio de Janeiro. Além de dois caminhões de lixo, diferentes cooperativas irão trabalhar do apoio aos desfiles da Sebastiana, num total de 248 diárias.

Perfil - A Sebastiana é a Associação Independente dos Blocos de Carnaval de Rua da Zona Sul, Santa Teresa e Centro da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, fundada em 2000 por diretores de alguns dos mais tradicionais blocos de rua da cidade. São eles: Bloco da Ansiedade, Bloco do Barbas, Bloco das Carmelitas, Bloco de Segunda, Bloco Virtual, Escravos da Mauá, Gigantes da Lira, Imprensa que eu gamo, Meu Bem,Volto já!, Que merda é essa?, Simpatia é Quase Amor, Suvaco do Cristo.

.Quantidade coletada por bloco:

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: