Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/02/2012 - 11:43

Ruas de Salvador celebram Jorge Amado, tema do Carnaval deste ano


Festa relembra personagens de Jorge Amado, que completaria 100 anos em 2012.

As ruas de Salvador já têm galhardetes carnavalescos, preparando o espírito da cidade para o Carnaval 2012. Com o tema “País do Carnaval”, a festa fará uma homenagem especial ao centenário de nascimento do escritor baiano Jorge Amado expondo seus personagens mais famosos em painéis monumentais, frontlights e galhardetes. Essa é uma iniciativa do consórcio OCP Mago, que agencia e comercializa, desde 2010, todas as cotas de patrocínio da folia.

A decoração lembra cenas clássicas das obras de Jorge Amado, alegrando a capital baiana tão bem descrita pelo autor em seus livros. Os personagens escolhidos para enfeitar a cidade foram Gabriela, Dona Flor e seus Dois Maridos, Tieta e Antônio Balduíno, do clássico Jubiabá.

São três painéis localizados nos canteiros das Avenidas ACM, Paralela e no Morro do Cristo e sete mega frontlights distribuídos na Rodoviária, Ferryboat, BR 324, Aeroporto e Porto (próximo ao Mercado Modelo).

Homenageado - Jorge Leal Amado de Faria nasceu em Itabuna, no Sul da Bahia, em 10 de agosto de 1912 e faleceu em Salvador em 6 de agosto de 2001. Foi um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos, sendo publicado em 49 idiomas e em 52 países, e influenciando na construção da imagem da Bahia nacional e internacionalmente. A obra literária de Jorge Amado ganhou inúmeras adaptações para o cinema, teatro e televisão, além de ter sido tema de escolas de samba por todo o Brasil.

O escritor abordou o Carnaval em muitas de suas obras, desde o seu primeiro romance “O País do Carnaval” (publicado em 1931), passando pelo conto “História do Carnaval” (1945), até chegar em “Dona Flor e Seus Dois Maridos” (1966) – adaptado para o cinema em 1976 com os atores Sônia Braga, José Wilker e Mauro Mendonça.

Em outras oportunidades, Jorge Amado foi homenageado no enredo “Bahia de Jorge Amado” da Escola de Samba Lins Imperial, no Rio de Janeiro, em 1972; como sócio benemérito do Afoxé Filhos de Gandhy, em 1977; pelo bloco Dengo da Bahia, que apresentou o enredo “Bahia de Jorge Amado”, no Carnaval de Salvador de 1982; no enredo “Jorge Amado – Axé, Brasil” da Escola de Samba Império Serrano, no Rio de Janeiro, em 1989; e no tema “Tieta do Agreste”, no Carnaval de Salvador de 1997.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: