Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/02/2012 - 11:43

Alimentação saudável e muita água para curtir o Carnaval

Endocrinologista dá dicas de alimentação para aproveitar ao máximo os dias de folia com saúde e disposição e voltar disposto na quarta-feira de cinzas.

Para muitos, o Carnaval é sinônimo de dias de muita alegria, diversão, bebidas alcoólicas, má alimentação e poucas horas de sono. Segundo a médica e endocrinologista, Soraya Hissa de Carvalho, essa união de maus hábitos pode levar as pessoas a terem problemas de saúde na quarta-feira de cinzas. Isso porque, em situações de grande estresse físico, o sistema imunológico fica debilitado, abrindo caminho para doenças e infecções.

Segundo Soraya, a hidratação é fundamental antes, durante e depois da folia. “Para aguentar o pique é necessária uma ingestão diária de dois a três litros de líquidos. Os sucos de frutas são ótima opção, pois, além de hidratarem, fornecem um açúcar natural que repõe a energia consumida”, explica a médica.

Moderação é a palavra chave para o consumo de bebidas alcoólicas, que nunca devem ser consumidas com o estômago vazio. Além de calóricas, essas bebidas aumentam a diurese, o que pode elevar o risco de desidratação. Uma dica, segundo a endocrinologista, é sempre intercalar um copo de cerveja ou destilados com um copo de água e alimentos para retardar o efeito do álcool.

Outro ponto importante segundo a médica é não ficar mais de três horas sem se alimentar. Para repor a energia que o organismo precisa nesses dias de calor e de muita atividade, o ideal é escolher alimentos leves e de fácil digestão. Barras de cereais, verduras, legumes, frutas, inclusive as frutas desidratadas, são ótimas opções como lanches entre as refeições principais.

“Evite alimentos gordurosos, pois, além de favorecerem o ganho de peso, tornam a digestão mais lenta, aumentando a sensação de peso e moleza. Consuma carnes magras como filé de frango, peixe ou peito de peru e escolha os queijos magros e leite desnatado”, orienta Soraya.

Cardápio: Café da manhã: Fruta, iogurte, pão integral e queijo magro, vitamina de frutas com iogurte ou banana amassada com aveia e mel.|.Lanche: Fruta ou torrada com margarina.|.Almoço: Arroz, feijão, salada, legumes, peixe ou frango.|.Lanche: Salada de fruta com iogurte.|.Jantar: Escolha uma das opções para cada dia: salada, sanduíche no pão integral, panqueca de frango, quiche com salada.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: