Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/02/2012 - 08:22

AES Tietê recebe certificação integrada que atesta excelência de práticas ambientais, saúde e segurança do trabalho

Companhia é a primeira geradora de energia a conquistar as certificações no formato multi-sites.

A AES Tietê, braço de geração do Grupo AES Brasil, conquistou, simultaneamente, as certificações ISO 14001:2004, norma que atesta a qualidade e excelência da empresa nas práticas e ações relacionadas ao Meio Ambiente, e BS OHSAS 18001:2007, norma de Saúde e Segurança do Trabalho. A AES Tietê foi a primeira geradora de energia a conquistar estas certificações na modalidade multi-sites, de forma integrada.

A conquista inédita é resultado de um trabalho iniciado em 2009, quando a empresa desenvolveu um projeto para tornar ainda mais eficazes suas iniciativas e seus processos de segurança, a fim de evitar acidentes com seus colaboradores e com a população, e engajar um número recorde de funcionários em campanha para uma atitude segura dentro e fora da companhia. De2009 a2011, foram investidos aproximadamente R$ 20 milhões em infraestrutura de segurança, equipamentos, capacitação de profissionais, simulados, auditorias internas e outras iniciativas do projeto.

Em relação aos investimentos em práticas ambientais, nos últimos três anos foram direcionados mais de R$ 47 milhões para ações e programas relacionados ao meio ambiente, entre as iniciativas estão a soltura de 2,5 milhões de alevinos por ano nos reservatórios de todas as usinas da AES Tietê, a produção anual de um milhão de mudas para reflorestamento, a realização de visitas e palestras de educação ambiental, a construção de separadores água-óleo, a instalação de estações de tratamento de efluentes, o estudo de poços artesianos, entre outras ações.

Todas essas iniciativas surtiram um resultado positivo, que culminou na certificação integrada no formato multi-sites. Isso significa que o órgão certificador externo, a ABS Quality Evaluations, recomendou a certificação da AES Tietê em duas normas integradas, ao mesmo tempo, garantindo a padronização dos processos relacionados à Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente em todas as usinas da empresa.

Para o gerente de Segurança e Meio Ambiente da AES Tietê,Alexandre Piedemonte, essa ação demonstra o compromisso da companhia com o meio ambiente e com a criação de um espaço de trabalho ainda mais seguro e livre de acidentes. “Essa certificação representa um marco para o setor, atestando a qualidade dos programas, controles, atendimento às leis, normas internas e melhoria contínua dos processos da AES Tietê, com a padronização de todos os procedimentos e instalações em 100% das usinas”, afirma.

A ISO 14001 é a norma internacional que atesta a excelência dos programas ambientais das organizações, por meio da identificação e controle dos aspectos e impactos de suas atividades no meio ambiente. Já a OHSAS 18001 tem foco na saúde e segurança do trabalho: é uma norma internacional voltada à preservação da integridade física e saúde dos colaboradores e parceiros, por meio de práticas de segurança que eliminam os riscos nas atividades e instalações.

Perfil da AES Tietê – A AES Tietê é a segunda maior companhia privada brasileira de geração de energia elétrica. Com capacidade instalada de 2.660 MW, a empresa possui nove usinas hidrelétricas e 8 Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) nos estados de São Paulo e Minas Gerais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: