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09/02/2012 - 14:04

Dürr atuando fortemente na montagem final


Bietigheim-Bissingen, Alemanha - Além de uma variedade de projetos de pintura em execução, a Dürr tem intensificando suas atividades no campo da montagem final. Exemplos das atividades globais de montagem da Dürr são: a FAW Volkswagen, em Chengdu; a VW Sachsen, em Zwickau; a BAIC Motor Corporation, em Pequim e três diferentes projetos para Fiat.

Também na montagem final, uma grande parte dos atuais pedidos vem da China. Para a joint venture FAW Volkswagen Automotive Co. Ltd., na cidade chinesa de Chengdu, a Dürr está instalando, tanto na linha de acabamento, quanto na linha final, transportadores de plataformas (skillets) com mesas elevatórias integradas; cuja elevação se movimenta entre 850 e 1450 milímetros. No total, 142 transportadores de plataformas (skillets) irão mover os veículos nas duas linhas - dirigidas e controladas por transferência de energia e de dados sem fios. A Dürr também instala nesta área, três transportadores MCC (transportador de corrente modular) de produção própria, que são caracterizados pela sua robustez.

Nas linhas de chassis, em Chengdu, assim como nas linhas para a pré montagem das portas, são usados sistemas elétricos de monotrilho (EMS) da Dürr. Com um comprimento de 1.200 metros, a linha de chassis A está equipada com 102 ganchos de altura regulável, com uma capacidade de elevação máxima de 4.200 milímetros, enquanto que a linha B, com 13 ganchos, com um comprimento de 300 metros. Esta parte final da montagem, que suporta um peso máximo de carroceria de 2.500 Kg, é planejada para uma operação de três turnos, com uma produção de 60 veículos por hora. Em fevereiro de 2013, a planta entrará em funcionamento.

Um outro pedido vindo da China, onde o cliente conta com a competência de montagem da Dürr, vem da BAIC Motor Corporation, que está construindo uma nova linha de montagem final em Pequim. A Dürr está fornecendo a tecnologia de transporte completa, com esteiras de transporte na linha de acabamentos e final e, sistemas elétricos monotrilho (EMS) pesados, ambos produzidos pela Dürrr. No final da linha, com o teste de água, são empregadas esteiras transportadoras. Um detalhe interessante é o casamento - baseado em uma esteira rolante com uma grande moldura principal e um sistema de mudança de palet para os eixos dianteiro e traseiro. Neste projeto a Dürr é responsável pelo planejamento do layout. A partir do início de 2013, serão montados nesta planta os novos modelos BAIC baseado nos Saab 93 e 95.

Em termos de prazo e gerenciamento de projeto, um pedido da Volkswagen Sachsen GmbH, em Zwickau, é um verdadeiro desafio. Trata-se de um projeto “brownfield”, i. é., a conversão de uma instalação já existente. Isto ocorrererá em várias fases com longos períodos de parada de produção. A maior parte será realizada no período de férias do verão europeu. Em seguida ocorre a completa renovação dos pesados sistemas elétricos de monotrilho (EMS), com ganchos de altura regulável, assim como, a instalação de uma linha de transportadores de plataformas completamente novos, com mesas elevatórias integradas. Outra parte deste pedido é a relocação da pré-montagem das portas. Em meados de agosto de 2012 a conversão estará terminada e a produção recomeçará.

Os colegas da Dürr italiana da CPM construíram na Fiat, em Pomigliano uma linha piloto para a montagem final, que reproduz em forma compacta uma montagem final da Fiat, de acordo com o atual padrão global, de construção. A peça central é a linha de TTS (Sistema de Twin Trolley), um desenvolvimento próprio, com ganchos rotativos e de altura regulável. Neste sistema, funcionários podem ser treinados e instruídos nos processos de montagem, como no lançamento de novos modelos.

A linha piloto fazia parte de um projeto global, na CPM foi instalada uma nova “linha de casamento” para a unificação da carroceria com o trem de força (Flex decking Line). Aos componentes deste projeto inclue-se linhas mecânicas de equipamento, por exemplo, para os módulos de eixos dianteiros e traseiros. Mesmo, os equipamentos de fim-de-linha com o alinhamento a laser de rodas x-wheels, assim como a tecnologia de teste x-road com plataformas de testes de rodagem, de freios e ABS pertencem ao pedido recebido pela Dürr. Em outubro de 2011 esta primeira planta “Flex-Decking”, com capacidade para 60 veículos por hora, iniciou suas operações em Pomigliano.

A CPM também instala plantas similares nas fábricas da Fiat, em Kragujevac, na Sérvia e na cidade chinesa de Changsha, que começarão seu funcionamento em maio e julho deste ano. A montagem final na Sérvia será o projeto mais abrangente: Entre outros elementos estão a linha TTS de chassis, com um braço de gancho rotativo; esteiras transportadoras; o equipamento para testes de infiltração de água, assim como, transportadores de mesas de roletes para o armazenamento de carroceria, são parte integrante do conjunto de serviço. Como contratante geral, toda a coordenação está também nas mãos da Dürr.

Perfil -A Dürr é um Grupo Empresarial e Engenharia de máquinas e instalações industriais, que ocupa posição de liderança mundial em seu campo de atividade. Cerca de 80% de suas transações comerciais são realizadas em negócios com a indústria automotiva. Além disso, a Dürr abastece a indústria aeronáutica, a indústria mecânica e a indústria química e farmacêutica com tecnologia inovadora nas áreas de produção e meio ambiente. O Grupo Dürr atua no mercado em quatro áreas de negócios: na área de Sistemas de Pintura e Montagem Final, planeja e constrói plantas de pintura e fábricas de montagem final para a indústria automotiva; na área de Tecnologia de Aplicação, fornece aplicação de pintura automatizada com sua tecnologia robótica; na área de Máquinas e Sistemas de Medição e Processos, fornece equipamentos e sistemas, que são aplicados entre outros, na fabricação de motores e de caixas de transmissão e na montagem final de veículos e na quarta área de negócios, a de Sistemas de Tecnologia de Lavagem, o Grupo se ocupa com processos para o aperfeiçoamento da eficiência energética e da purificação do ar. A Dürr está presente em 49 localidades, situadas em 22 países. No ano de 2011 o Grupo, com cerca de 6.800 funcionários alcançou um volume de vendas de 1,9 bilhão de Euros.

A Dürr Brasil Ltda., fundada em 1964, oferece soluções completas de sistemas turnkey, assim como serviços de expansão e de modernização para a indústria automotiva na América do Sul. Além disso, como parte integrante do Grupo internacional Dürr, ela oferece seu completo e inovativo programa de produtos neste Continente. [www.durr.com] |.Inêz Hiltrop/tema.de

.[Foto:Ganchos rotativos e de altura regulável em operação na linha Flex-Decking da Dürr].

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