Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/02/2012 - 09:34

BRICS Policy Center e CEBRI reúnem participantes do Brasil, Rússia, Índia e China

Eles vão debater as agendas oficiais dos BRICS na Cúpula de Nova Déli, no Rio de Janeiro.

O Centro de Estudos e Pesquisas BRICS/BRICS Policy Center, em parceria com o Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI), promovem a Mesa-redonda “As Agendas dos BRICS para a Cúpula de Nova Déli”. O evento reunirá participantes do Brasil, Rússia, Índia e China com o objetivo de apresentar e debater as agendas oficiais de seus respectivos países para o próximo encontro dos líderes do grupo, marcado para o dia 29 de março de 2012, em Nova Déli, Índia.

Na próxima Cúpula dos líderes dos BRICS, espera-se que os representantes dos cinco países debatam estratégias para fazer convergir suas agendas nacionais em temas de grande importância para o grupo e as relações internacionais contemporâneas. As experiências dos BRICS mostram que esses países são peças-chave para o enfrentamento de desafios na economia, meio ambiente, segurança internacionais, entre outros.

Os BRICS ocupam uma posição singular no atual sistema; são países de algum modo associados com a emergência de novos poderes, mas ao mesmo tempo já estão substituindo, em muitas dinâmicas internacionais, países desenvolvidos ou do “Norte” global. Cada país BRICS tem um conjunto de estratégias que os alçou a uma posição de destaque no plano global e regional; estas refletem as trajetórias diversas desses “emergentes”. Daí a necessidade de debater, comparar e fazer convergir as diferentes estratégias nacionais, no âmbito dos países BRICS.

A participação dos pesquisadores visitantes (Programa de Fellows)* do BRICS Policy Center na mesa-redonda trará uma visão especializada sobre as agendas oficiais de Brasil, Rússia, Índia e China para a Cúpula de Nova Déli.

A mesa-redonda será composta por: - Dra. Alexandra A. Arkhangelskaya, de nacionalidade russa, Diretora do Centro para Informação e Relações Internacionais do Instituto de Estudos Africanos, Academia Russa de Ciências; Membro do Conselho Científico do Comitê Nacional para Pesquisa sobre BRICS; - Dra. Ravni Thakur, indiana, Professora Associada do Departamento de Estudos do Leste Asiático na Universidade de Déli; - Dr. Zhiwei Zhou, chinês, Pesquisador Associado do Departamento de Relações

.[ BRICS Policy Center/Centro de Estudos e Pesquisas BRICS ,Rua Dona Mariana, 63 | Botafogo | CEP: 22280-020 Rio de Janeiro | RJ | Brasil | Telefone/Fax: (55) 21-2535.0447 [email protected] | www.bricspolicycenter.org ].

Internacionais do Instituto de América Latina; Secretário-Geral do Centro de Estudos Brasileiros do Institute for Latin American Studies (ILAS) da Academia Chinesa de Ciências Sociais (CASS); - Embaixador Luis Augusto Castro Neves, Presidente do Conselho Curador do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI); - Dr. João Pontes Nogueira, Diretor do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio e Supervisor Geral do BRICS Policy Center.

.Moderação: Adriana Queiroz, Coordenadora Executiva do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI).

O BRICS Policy Center (Centro de Estudos e Pesquisas BRICS), resultado de uma parceria entre a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e o Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio, inaugurou o Programa de Fellows em agosto de 2011, o qual seleciona Pesquisadores Visitantes, residentes na Rússia, Índia, China ou África do Sul, com interesse em colaborar com um dos 06 (seis) núcleos de pesquisas e com as demais atividades do Centro. O Programa, que recebeu a primeira pesquisadora em dezembro de 2011, Dra. Narnia Bohler-Muller, e a Dra. Ravni Thakur em janeiro de 2012, receberá mais 4 especialistas até maio desse ano.

.[Mesa-redonda: "As Agendas dos BRICS para Cúpula de Nova Déli", no dia 08 de fevereiro de 2012 (quarta-feira), às 14h30, na Associação Comercial do Rio de Janeiro - ACRJ ,Rua da Candelária, 9 | Auditório do Subsolo – Centro, Rio de Janeiro Idioma: inglês (não haverá tradução simultânea) Inscrições: [email protected] Evento aberto ao público. A inscrição é indispensável. Lugares limitados ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira