Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/02/2012 - 09:40

Astronauta brasileiro conversa com estudantes durante acampamento espacial


Marcos Pontes, o primeiro astronauta brasileiro, palestrou para cerca de 40 estudantes e professores durante o I Space Camp (Acampamento Espacial, em inglês). O evento acontece até 1º de fevereiro (quartaa-feira), em São José dos Campos (SP). Muito popular nos Estados Unidos, os Spaces Camps são baseados nos acampamentos de férias, mas com atividades voltadas às ciências espaciais.

Em sua visita, Pontes falou sobre sua experiência na viagem espacial e motivou os jovens a seguir as áreas de ciência e tecnologia, em especial, a aeroespacial. “Temos pessoas mais velhas saindo do setor e não há reposição de profissionais. Um evento como esse incentiva mais jovens a seguirem a carreira”, defende.

Realizado pela Acrux Aerospace Technologies em parceria com a organização da OBA, o I Space Camp tem por objetivo fomentar o interesse nos jovens pelo tema espacial por meio de atividades lúdicas. Para o idealizador do programa, o tecnólogo Oswaldo Loureda, a ideia é empolgar e motivar os alunos do ensino médio pelo campo da ciência e tecnologia, ensinando conceitos importantes como, por exemplo, organização de projetos e metodologia científica.

Durante o evento, os estudantes assistem a palestras sobre satélites, foguetes, aviões e astronomia e participam de oficinas de montagem de robôs feitos de sucata. Além disso, os jovens aprendem a realizar observações astronômicas e experimentos de física e de química.

O programa ainda conta com o lançamento de um Foguete de Sondagem de Pequeno Porte e com uma visita ao Memorial Aeroespacial Brasileiro. “Os jovens têm um verdadeiro curso intensivo sobre astronáutica, robótica e foguetes”, diz Loureda entusiasmado.

Para o Dr. João Canalle, astrônomo e coordenador nacional da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), a iniciativa surge para chamar a atenção dos alunos para as ciências espaciais: “devemos promover mais eventos como esse, com o intuito de disseminar o conhecimento científico e aproximá-los de pesquisadores e astrônomos”, ressalta.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2022 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira