Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/01/2012 - 07:31

Itaipu leva experiências da Bacia do Paraná 3 para o Fórum Social Temático

O processo de organização do Centro de Saberes e Cuidados Socioambientais da Bacia do Prata foi apresentado na tarde do dia 25 de janeiro (quarta-feira), na Câmara Municipal de Porto Alegre (RS), dentro da programação das atividades autogestionárias do Fórum Social Temático (FST 2012). O assunto foi tratado pelo superintendente de Meio Ambiente de Itaipu Binacional, Jair Kotz, acompanhado de gestores de educação ambiental da Bacia do Paraná 3.

O fórum foi aberto oficialmente no começo da tarde do dia 24 de janeiro (terça-feira), em cerimônia pública no Palácio Piratini, sede do governo gaúcho. O diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o brasileiro José Graziano da Silva, fez uma palestra sobre o papel da sociedade para a segurança alimentar.

Em seguida, foi realizada a tradicional marcha pelo centro histórico de Porto Alegre, reunindo diferentes movimentos sociais, centrais de trabalhadores, estudantes e agricultores, entre outros movimentos da sociedade civil. Estimativas oficiais indicavam que aproximadamente 30 mil pessoas atravessaram a Avenida Borges de Medeiros. Uma chuva forte que caiu no final da caminhada não tirou o ânimo dos participantes.

Parte da caravana da região Oeste do Paraná que está no Rio Grande do Sul para o FST 2012 participou da marcha. À frente do grupo estavam o diretor de Coordenação e Meio Ambiente de Itaipu, Nelton Friedrich, e a secretária estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul, Jussara Cony. O próprio governador Tarso Genro fez questão de cumprimentar o grupo e abraçar Nelton durante o percurso. “A relação que nós temos com Itaipu é importantíssima. E essa imagem hoje é a imagem da unidade dos setores que querem fazer a transformação social”, disse Jussara.

A secretária lembrou que algumas das ações desenvolvidas pela usina, como a produção de plantas medicinais e o uso de biodigestores para geração de energia em pequenas propriedades rurais também foram adotadas pelo governo gaúcho. “Estamos aprofundando a nossa relação”.

Participação efetiva-Segundo a gestora de Educação Ambiental de Itaipu, Leila de Fátima Alberton, em onze edições do Fórum Social Mundial (FSM), esta é a primeira vez que a binacional participa com apresentação de projetos. O Fórum Social Temático faz parte do FSM e é preparatório para a conferência mundial do clima, a Rio+20, em junho, no Rio de Janeiro.

Até sábado, último dia do evento, Itaipu participará de seis mesas, abordando os temas Centro de Saberes, Educação Ambiental, Plantas Medicinais, Catadores, Agricultura Orgânica e o Programa Cultivando Água Boa (CAB).

“O que nós estamos trazendo para o fórum é um conjunto de iniciativas para a sustentabilidade. Tem tudo a ver com economia verde, erradicação da miséria, diminuição da pobreza, e com uma visão sistêmica. Então, se nós hoje somos considerados uma das iniciativas mais bem-sucedidas no campo socioambiental, é preciso divulgar tudo isso”, afirmou Nelton Friedrich.

“Precisamos compreender que o Fórum Social Mundial, principalmente este, que é temático, preparatório para a Rio+20, é um extraordinário momento de fazer reflexão e apontar caminhos. E muitos dos caminhos são experiências que já estão acontecendo. O que precisamos é dar escala. E acho que nisso nós podemos contribuir”, acrescentou.

Artista de Medianeira-Uma jovem artista de Medianeira, que integra a caravana da Bacia do Paraná 3, encantou o governador Tarso Genro na cerimônia oficial de abertura do Fórum Social Temático (FST 2012). Vestida com pilcha, roupa usada em apresentações gauchescas, Maryanne Francescon, de 15 anos, tocou gaita ponto na solenidade. Agradou tanto que Genro a convidou para voltar ao Piratini, na quinta-feira, para nova apresentação. “Ele disse que gostou muito da apresentação, me parabenizou e convidou para voltar ao palácio”, disse a estudante, durante a marcha do fórum. [www.itaipu.gov.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: