Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/01/2012 - 12:00

Vendido o robô de pintura número 6 mil da Dürr


Bietigheim-Bissingen (Alemanha) - O sucesso da Dürr em tecnologia robótica continua. Em setembro de 2011, o Grupo recebeu sua encomenda de número seis mil para o fornecimento do seu robô de pintura EcoRP, depois de já ter alcançado a marca dos cinco mil em fevereiro de 2011.

O 6.000º robô está instalado junto com mais “três colegas” na Ford, em Craiova (Romênia). Em 2011 a área de tecnologia de aplicação, onde as atividades de tecnologia robótica e de aplicação estão concentradas, aumentou suas vendas de 270 para 400 milhões de Euros. Motivo para tal crescimento é a forte demanda da indústria automobilística.

Com mais de 6.000 unidades vendidas em 34 países, desde o seu lançamento no mercado, o EcoRP da Dürr é o robô de pintura mais bem sucedido do mundo. Já em meados da década de 1990, no Centro de Tecnologia em Bietigheim-Bissingen, a Dürr começou com o trabalho de desenvolvimento. Em 1998, foram instalados os primeiros robôs de pintura em fábricas de automóveis.

Dr. Hans Schumacher, chefe da Área de Tecnologia de Aplicação na Dürr: “Na indústria automotiva os robôs de pintura da Dürr representam mais flexibilidade, troca de tinta em questão de segundos e reprodutibilidade dos resultados da mais alta qualidade.” Desde o seu lançamento os robôs da Dürr foram os precursores para a automatização da aplicação de pintura - inicialmente no revestimento das partes externas da carroceria e hoje, cada vez mais frequente, na pintura de interiores de automóveis e componentes.

No momento, nas fábricas de automóveis alemãs mais de 1.200 robôs da Dürr garantem o perfeito acabamento; na China são mais de 1.000. Em 2011, o mercado global para robôs de pintura cresceu em uma nova dimensão. Até o fim do ano foram recebidas cerca de 2.200 encomendas, com isso o volume do mercado ficou acima do nível pré-crise de cerca de 1.600 pedidos. Neste negócio Dürr é visivelmente a líder mundial do mercado. A base para isso é o know-how adquirido ao longo das décadas em todas as áreas de processo de pintura. Além disso, a Dürr é a única empresa, que além dos robôs, oferece também toda a tecnologia de aplicação e de fornecimento de tinta. Incluem-se a isso produtos de alta tecnologia, como atomizador eletrostático de alta rotação, trocador de tinta que não desperdiça material e software. Robôs de manipulação na cabine de pintura para abrir portas e capô completam o portfólio da Dürr.

Além da tecnologia de pintura, a tecnologia de aplicação da Dürr em áreas adjacentes é também bem-sucedida. Cerca de 1.000 robôs totalmente equipados já foram vendidos para vedação de solda em carrocerias e para a aplicação de proteção das partes inferiores e tapetes de isolação acústica em spray. Outra área em crescimento é a tecnologia adesiva para junção de componentes na estrutura de carroceria e na montagem de carros.

Ralf Dieter, Diretor-presidente da Dürr AG: "Em 2011 pudemos registrar uma duplicação dos pedidos já esperada de quase 600 milhões de Euros na tecnologia de aplicação. Os fatores que conduziram a isso foram a expansão da capacidade na indústria automotiva e a crescente automatização do processo de pintura". Baseados nisso, o volume de negócios de tecnologia de aplicação continua a aumentar em 2012.

Desde o final de 2011 a tecnologia de aplicação é apresentada separadamente como uma quarta Divisão do Grupo Dürr. Começando com o Relatório Anual de Atividades em 2011, publicado em março de 2012, onde regularmente são divulgados resultados financeiros para tecnologia de aplicação. Com isso a Dürr aumenta a transparência dos seus relatórios de segmento. As outras três Divisões são Sistemas de Pintura e Montagem Final (pintura e montagem de instalações), Sistemas de Medição e Processos (balanceamento e tecnologia de limpeza) e Sistemas de Tecnologia de Lavagem (meio-ambiente e tecnologia de eficiência energética).

Perfil-A Dürr é um Grupo de engenharia de máquinas e instalações industriais, que ocupa posição de liderança mundial em seu campo de atividade. Cerca de 80% de suas transações comerciais são realizadas em negócios com a indústria automotiva. Além disso, a Dürr abastece a indústria aeronáutica, a indústria mecânica e a indústria química e farmacêutica com tecnologia inovadora nas áreas de produção e meio ambiente. A Dürr tem cerca de 6.700 funcionários em 49 localidades, situadas em 22 países. No ano de 2011 o Grupo, com cerca de 6.700 funcionários alcançou um volume de vendas de aproximadamente 1,8 bilhão de Euros.

Dürr Brasilien, 1964 gegründet, offeriert Turn Key Systeme sowie Service für Umbau und Modernisierung für die Automobilindustrie in Südamerika. Als Teil des weltweit tätigen Dürr-Konzerns bietet Dürr Brasilien das komplette innovative Produktprogramm, was auch Komplettlösungen für Antriebsstrang- und Getriebefertigung beinhaltet, in Südamerika an. [www.durr.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira