Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/01/2012 - 11:34

ABDI participa de Fórum de Competitividade na Arábia Saudita

Empreendedorismo é o principal tema debatido por representantes de governos e empresários no evento.

Brasília– O presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Mauro Borges Lemos, e o gerente para Assuntos Internacionais da entidade, Roberto Alvarez, desembarcaram em Riad (Arábia Saudita) para participar do Fórum Global de Competitividade (GCF, na sigla em inglês), o maior evento de negócios da África do Norte e Oriente Médio, que tem como tema principal o empreendedorismo.

Na terça-feira [24/01], Borges Lemos participa dos debates sobre a promoção da competitividade no mundo. “O Brasil está vivendo um momento importante no processo de estímulo à inovação e à competitividade, por meio do Plano Brasil Maior. E é fundamental estarmos atentos às melhores práticas mundiais nesses temas para alcançarmos as metas da política industrial brasileira”, declara o presidente da ABDI.

Entre as principais metas do Plano Brasil Maior para estimular a competitividade estão a ampliação do investimento fixo, do dispêndio empresarial em pesquisa e desenvolvimento, da qualificação de recursos humanos, da indústria intensiva em conhecimento, do número de micro, pequenas e médias empresas exportadoras, da participação no comércio internacional e da diversificação das exportações.

“O evento em Riad é uma grande oportunidade para fazermos conexões importantes para comércio, desenvolvimento tecnológico e internacionalização das empresas brasileiras”, afirma Alvarez, que durante o encontro apresentará propostas para o processo de construção de novas métricas de competitividade. Entre os participantes do Fórum estão representantes de companhias como Volkswagen, Gensler, Deloitte Touche Tohmatsu, PricewaterhouseCoopers International, Boston Consulting Group, British Airways, Bayer, KPMG, Pirelli, Unilever, GlobalMedic, DuPont, entre outras.

Na ocasião ocorre também a reunião do conselho da Federação Global dos Conselhos de Competitividade (GFCC, da sigla em inglês), iniciativa internacional, lançada em 2010, que reúne líderes de instituições ligadas à competitividade em países em diversos estágios de desenvolvimento, entre eles Estados Unidos, Brasil, Egito, Rússia, Coreia do Sul, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. A ABDI está entre as instituições fundadoras da Federação pelo lado brasileiro, juntamente com o Movimento Brasil Competitivo (MBC). Juntas, as duas entidades organizaram, em novembro de 2011, a 2ª Reunião Anual da GFCC, realizada em Porto Alegre (RS).

A Autoridade Saudita de Investimentos (Sagia, na sigla em inglês), entidade que promove o GCF em Riad, também compõe o grupo de membros-fundadores da GFCC. Em seu país, a Sagia é responsável por projetos bilionários de implantação das chamadas “cidades econômicas”, que são novas cidades, construídas do zero, dedicadas ao desenvolvimento industrial de áreas específicas da economia (como as de tecnologias da informação e petroquímica, por exemplo). “Conhecer experiências como essa, da Arábia Saudita, enriquece significativamente o processo de benchmarking dos países participantes desse diálogo global sobre competitividade”, finaliza Alvarez. [www.abdi.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: