Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/01/2012 - 11:24

PTI será sede de centro da Onudi com ênfase na produção de biogás

Superintendente da Assessoria de Energias Renováveis da Itaipu, Cícero Bley Júnior, diz que núcleo “colocará o biogás na agenda nacional e internacional”.

O diretor técnico da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Onudi), Dmitri Piskounov, participa no dia 25 de janeiro (quarta-feira), no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu, da apresentação do Centro Internacional de Energias Renováveis – com Ênfase em Biogás, para América Latina e Caribe. O detalhamento técnico do projeto será feito pelo superintendente da Assessoria de Energias Renováveis (ER.GB) de Itaipu, Cícero Bley Júnior.

Com sede no PTI, o futuro centro de tecnologia será o primeiro do gênero na América Latina, o primeiro do mundo com ênfase em biogás e integrará uma rede de sete centros internacionais da Onudi já existentes, localizados na China, Itália, Turquia, Índia e no Cabo Verde. Cada centro atua no desenvolvimento de setores específicos da produção de energia renovável – como a solar, a hidroeletricidade e o hidrogênio. Também participarão da apresentação o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, que falará sobre a Plataforma Itaipu de Energias Renováveis, e o diretor superintendente da Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI), Juan Carlos Sotuyo. De acordo com Cícero Bley Júnior, foram convidadas para o evento 16 instituições de pesquisa, do Brasil e do exterior, que poderão integrar o conselho de administração do futuro centro.

Entre os convidados, estão o representante da Onudi no Brasil, Gustavo Aishemberg; o diretor de Geração da Eletrobras, Valter Cardeal; o assessor da diretoria geral da Cepel, Eduardo Torres Serra; o diretor executivo de Transferência de Tecnologia da Embrapa Sede, Waldyr Stumpf Júnior; o primeiro-secretário da Embaixada do Brasil em Viena, Felipe Flores Pinto; e o chefe do Departamento de Fontes Alternativas de Energia do BNDES, Antônio Carlos de Andrada Tovar.

Ainda na quarta-feira, no período da tarde, parte do grupo sairá a campo para conhecer a experiência de produção de biogás na zona rural de Marechal Cândido Rondon, no Condomínio de Agroenergia para a Agricultura Familiar, na Bacia do Rio Ajuricaba. Na quinta, será concluído um documento sobre o projeto para apresentação na conferência mundial Rio+20, em junho, no Rio de Janeiro.

Cícero Bley disse que a criação do Centro Internacional de Energias Renováveis – com Ênfase em Biogás foi proposta em junho do ano passado por Jorge Samek ao diretor-geral da Onudi, Kandeh Yumkella. A proposta foi acatada e a ideia ganhou corpo no final de 2011, durante a 14ª Conferência Geral da Onudi, realizada em Viena, na Áustria.

No cronograma para criação do núcleo estão previstas a assinatura de uma carta de intenção, até o dia 20 de fevereiro; a aprovação do estatuto da entidade, sem fins lucrativos, até 17 de março; e a formalização da nova instituição, até 21 de abril, com personalidade jurídica própria e registro em cartório.

Cícero Bley salientou que a criação de um centro com o selo da Onudi será importante para alavancar recursos e organizar as pesquisas desenvolvidas na área de biogás por diferentes institutos, evitando a duplicidade de esforços. Também terá potencial de transformar o Brasil, Foz do Iguaçu e região em referência mundial no desenvolvimento de pesquisas em biogás. “Já conseguimos que o biogás seja contemplado como política pública nacional. O novo centro ajudará a organizar o setor, dará credibilidade e colocará o biogás na agenda nacional e internacional”, estimou. [www.itaipu.gov.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: