Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/01/2012 - 10:00

Projeto propõe recuperação ambiental da INB Caldas

A Golder Associates apresentou no dia 11 de janeiro (quarta-feira), às Indústrias Nucleares do Brasil o plano de recuperação ambiental da área onde funcionou a primeira unidade brasileira de mineração e beneficiamento de urânio, no município de Caldas (MG). A proposta é resultado de um estudo de dois anos realizados no local pela multinacional.

De acordo com o programa proposto pela Golder, empresa especializada nesse segmento, a recuperação ambiental da área envolve recursos de cerca de R$ 400 milhões, em trabalhos que se estenderão por quase duas décadas. A INB vai analisar o programa proposto que será em seguida submetido à aprovação da Comissão Nacional de Energia Nuclear e do IBAMA, órgãos fiscalizadores que determinaram o descomissionamento (recuperação ambiental) da unidade de Caldas.

O programa prevê a recuperação do meio ambiente da área que abriga o antigo complexo, incluindo a cava da mina, as instalações industriais, a barragem de rejeitos e os locais onde se encontram pilhas de rochas das quais se retirou o urânio.

A unidade de Caldas funcionou de 1981 a 1995, abastecendo a usina de Angra 1. Hoje funcionam no local o laboratório de monitoração ambiental que acompanha todas as unidades da INB, inclusive Caetité, e o laboratório de processo, que pesquisa e testa procedimentos novos dentro do campo de atuação da empresa.

Entenda o processo-A empresa Golder Associates foi contratada pela INB em 2009, através de uma licitação. Desde então, desenvolveu pesquisas na unidade de Caldas para fazer a caracterização da área, abordando aspectos hidrogeológicos, geoquímicos e radiológicos. A partir desses dados, elaboraram uma primeira proposta de plano de recuperação da área. Por enquanto esse projeto é apenas conceitual, depois que for aceito pela INB e aprovado pela CNEN e IBAMA, ele entra na fase de detalhamento e posteriormente, de execução.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: