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03/01/2012 - 08:21

Semáforos de Belém recebem iluminação eficiente

Alguns dos cruzamentos de maior fluxo de veículos em Belém estão recebendo a tecnologia de luzes de LED nos semáforos. O projeto faz parte do Programa de Eficiência Energética da Celpa e está sendo implementado em cruzamentos de avenidas como Conselheiro Furtado, Gentil Bitencourt, Mundurucus, Padre Eutíquio, Almirante Tamandaré, José Bonifácio, Generalíssimo Deodoro, Alcindo Cacela, Assis de Vasconcelos, Dezesseis de Novembro, João Paulo II, entre outras.

No total, a cidade possui cerca de 330 cruzamentos, sendo que aproximadamente 1/3 será atendido nesta primeira etapa da ação.

Apesar de essenciais para a segurança no trânsito, muitas cidades utilizam lâmpadas incandescentes de filamento reforçado em quase todos os semáforos. Apesar de possuir vida mais longa do que as lâmpadas incandescentes domésticas comuns, as de filamento reforçado são equipamentos com baixa eficiência, que apresentam pouca resistência a choques e vibrações e vida útil reduzida.

Como os semáforos funcionam ininterruptamente, os intervalos entre as manutenções tornam-se menores, num esforço de trocas freqüentes de lâmpadas.

Mas em Belém, aos poucos, isso está mudando. As lâmpadas de LED possuem vida útil de 100 mil horas e consumo inferior a 10W, enquanto que as lâmpadas comuns têm consumo médio de 100 W, uma redução de até 93% no consumo de energia elétrica.

“Essa tecnologia é considerada a mais alta disponível no mercado mundial. É um investimento inicial alto, mas que se paga em cerca de dois anos de uso”, revela Giorgiana Pinheiro, gerente do Departamento de Eficiência Energética da Celpa.

Com a novidade, espera-se a redução de congestionamento por causa da queima de lâmpadas e manutenções em horários de pico no trânsito.

A tecnologia também possui vantagens sobre a tecnologia convencional de LED de 5 mm ligados em série. Neste tipo de instalação existem vários filetes de lâmpadas, se um LED falha perde-se um string (várias lâmpadas ligadas em série).

Com a nova tecnologia, a distribuição interna dos LED em circuitos independentes permite a operação normal do semáforo mesmo com a falha de cerca de 20% das lâmpadas dos módulos.

Outra vantagem das luzes de LED é que numa situação de sol “baixo” no final da tarde ou no início do dia, o índice de reflexão da luz do sol, quando se encontra atrás do observador, é 50% mais baixo nos semáforos a LED do que na tecnologia incandescente. Isso permite eliminar a falsa impressão de uma lâmpada indevida estar ligada (efeito fantasma), evitando muitos acidentes.

Antes de ir às ruas, diversos testes foram realizados no equipamento de LED para verificar a luminosidade, o consumo, resistência à radiação ultravioleta, as variações de temperatura e outras intempéries de ambientes externos.

“Os motoristas sentirão a diferença especialmente pela parte da noite, quando a iluminação do LED é ainda mais intensa”, relata Giorgiana.

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