Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/12/2011 - 11:43

BID lança linha de crédito para bancos que desejam expandir empréstimos a setores de alto impacto social

BICE do Chile e Bicbanco do Brasil foram os primeiros a usar a instalação access2services.

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) lançou uma linha de crédito piloto para bancos latinoamericanos visando ampliar o crédito a setores de alto impacto social. O Banco BICE S/A do Chile e o Banco Industrial e Comercial SA do Brasil (Bicbanco) foram as primeiras instituições financeiras a utilizar os recursos da instalação acess2services para aprovar empréstimos na área de saúde e educação.

“Há uma oportunidade de mercado muito importante para que os atores do setor privado complementem os serviços de educação e saúde pública com o intuito de aumentar o acesso das pessoas de baixo poder aquisitivo a serviços de alta qualidade”, disse Daniela Carrera-Marquis, chefe da Divisão de Mercados Financeiros do Departamento de Financiamento Estruturado e Corporativo (SCF) do BID. “As instituições financeiras participantes do mercado estão bem posicionadas para canalizar o crédito a estes setores estratégicos.”

A nova linha faz parte do programa beyondBanking do BID, que promove princípios de sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa entre os intermediários financeiros da região através de cooperações técnicas e financiamento.

Além de acessar os recursos da nova linha, BICE e Bicbanco também receberão financiamento do BID para impulsionar os empréstimos a setores empresariais estratégicos, incluindo projetos de sustentabilidade ambiental e as pequenas e médias empresas (PME) respectivamente.

“O impacto dessas operações no desenvolvimento é significativo”, afirmou Marcelo Paz, chefe da equipe de projeto do BID. “A expansão do crédito para os setores sociais, como saúde e educação, junto com o aumento de investimentos para reduzir os efeitos da mudança climática no Chile e promover o acesso das PMEs ao crédito nas regiões menos favorecidas do Brasil, está diretamente relacionada com as metas de desenvolvimento do BID e se espera que se reproduza na região.”

O BID vai conceder ao Banco BICE um empréstimo sem garantia de US$ 50 milhões. Os recursos serão utilizados para apoiar a expansão dos créditos à saúde e à educação, bem como projetos ambientalmente amigáveis, tais como energia renovável e eficiência energética, entre outros.

Para o Bicbanco, o BID aprovou um empréstimo sem garantia de US$ 50 milhões que será complementado com outro empréstimo sindicalizado no mercado internacional. Esses recursos vão apoiar a expansão do Bicbanco no financiamento às PMEs brasileiras, especialmente nos municípios menos desenvolvidos do Centro-Oeste e Nordeste do país e, em seguida, desenvolver e aumentar os empréstimos para projetos de educação e saúde.

Departamento de Financiamento Estruturado e Corporativo -O Departamento de Financiamento Estruturado e Corporativo (SCF, na sigla em inglês) é responsável por todas as operações do BID sem garantia soberana para projetos de grande escala, grandes empresas e instituições financeiras da América Latina e do Caribe. Através de seu programa de empréstimos sindicalizados, SCF desempenha um papel catalisador, ajudando na mobilização de recursos de terceiros mediante associação com bancos comerciais, investidores institucionais, co-garantidores e outros co-emprestadores para projetos com um alto grau contribuição para o desenvolvimento. [www.iadb.org].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: