Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/12/2011 - 10:55

Reunião bilateral Argentina-Brasil no sentido de potencializar os mercados regionais

O ministro da Indústria, Desenvolvimento e Comércio Exterior (MDIC), Fernando Pimentel, e a ministra de Indústria da Argentina, Débora Giorgi, se reuniram no dia 09 de dezembro (sexta-feira), em Buenos Aires, acompanhados dos respectivos embaixadores, Ênio Cordeiro e Luis Maria Kreckler, do secretário-executivo do MDIC, Alessandro Teixeira, e do secretário de Indústria e Comércio da Argentina, Eduardo Bianchi. O encontro teve como objetivo avançar na instrumentalização do Mecanismo de Integração Produtiva (MIP), acordado pelas presidentas Dilma Rousseff e Cristina Kirchner na semana passada, em Caracas.

Dentre os principais resultados da reunião estão o acordo no sentido de incrementar, no curto prazo, a participação regional no comércio e a instrumentalização de mecanimos binacionais de financiamento que permitam potencializar o acesso aos mercados e uma maior integração dos aparatos produtivos de ambos os países.

Acordou-se, igualmente, avançar em direção a um regime automotivo bilateral que esteja baseado na exigência de mais conteúdo regional de autopeças e que privilegie a agregação de valor e o desenvolvimento de fornecedores nacionais com maior conteúdo tecnológico.

Nesse mesmo sentido, os representantes também concordaram em impulsionar a integração produtiva em setores estratégicos, como autopeças, gás e petróleo, indústria naval, aeronáutica e de defesa, entre outros, destacando que esse processo deve envolver de maneira ativa empresas multinacionais, para que estas desenvolvam fornecedores locais e fomentem o desenvolvimento tecnológico na região.

A delegação brasileira se comprometeu a informar durante a próxima semana de que forma será instrumentalizado o acesso de fornecedores argentinos ao sistema brasileiro de compras públicas. | Itamaraty.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira