Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/12/2011 - 14:18

Skol 360° e São Clemente inovam o Carnaval Carioca

Marca líder no mercado brasileiro se associa à São Clemente e promove pela primeira vez um carnaval completo com desfile, bloco e baile. Única agremiação da Zona Sul no Grupo Especial do Carnaval Carioca, escola de Botafogo, que está completando 50 anos, levará os musicais da Broadway para o maior palco do planeta. A partir de 07 de dezembro (quarta-feira), a quadra da escola terá programação diversificada todas as quintas, sextas e sábados, com ensaios temáticos, shows, DJs, roda de samba Skol 360° e muitas surpresas

Rio de Janeiro, dezembro de 2011. Sinônimo de inovação, a Skol associa-se à São Clemente para levar aos cariocas uma experiência completa de carnaval. Única escola da Zona Sul do Rio de Janeiro a desfilar no grupo especial do carnaval carioca, a São Clemente, que está completando 50 anos, transformará o sambódromo em 2012 no cenário do maior espetáculo musical já montado no Brasil. Com seu enredo “Uma Aventura Musical na Sapucaí”, que conta a história deste gênero do teatro no país, a agremiação promete transformar a Marquês de Sapucaí na Broadway brasileira, levando para o maior palco e o maior público do planeta a história dos grandes musicais na cena teatral brasileira.

“O Rio de Janeiro possui grande importância para Skol e atrai milhões de pessoas de todo o Brasil, proporcionando muita alegria, festa e curtição entre amigos. Por isso, a Skol se associou à São Clemente para trazer uma experiência totalmente inovadora para o carnaval do Rio” afirma Pedro de Sá Earp, diretor de marketing de Skol.

Um enredo tão rico em um ano tão especial pede uma grande programação e, para a São Clemente e seu público, o carnaval começa para valer já a partir do dia 07 de dezembro, com uma programação que promete movimentar a quadra da escola todos os finais de semana de janeiro a fevereiro.

Em um formato totalmente inovador, a Skol e a São Clemente se unem para fazer em 2012 um carnaval inesquecível. Além de um desfile histórico, essa união dará vida ao Bloco dos Clementianos e ao Baile “Um dia na Broadway”, para encerrar a folia, na quadra da escola. Além disso, em parceria com as principais casas noturnas da noite carioca, a quadra se transformará em um point de curtição no verão do Rio.

O Bloco dos Clementianos promete movimentar as areias do Rio de Janeiro. Para tornar o carnaval ainda mais completo e animado para os cariocas e todos aqueles que vem curtir a folia na cidade, a São Clemente criou o seu bloco, que irá se concentrar (para não sair) no domingo de Carnaval, na praia do Arpoador. Para os foliões ficarem com o repertório na ponta da língua, às quintas de janeiro e fevereiro ocorrerão os ensaios do bloco na quadra, com convidados.

Em outra iniciativa, sempre aos sábados, a partir de janeiro, algumas das principais casas noturnas cariocas, como Melt e Carioca da Gema, vão transformar a quadra da escola em uma verdadeira balada pré-carnavalesca.

E para fechar com chave de ouro o Carnaval, na terça-feira acontece o Baile “Um dia na Broadway”: luxo, alegria e irreverência num grande baile de carnaval na quadra da São Clemente.

O enredo-Primeira escola a desfilar na Marquês de Sapucaí na noite de segunda-feira, a São Clemente promete transformar a avenida em um grande espetáculo musical, colorindo o carnaval com mascarados, dzi-croquetes, gatos e saltimbancos. O ápice da apresentação será o momento em que a Broadway toma conta do espetáculo, lembrando grandes produções como “O Fantasma da Ópera”, “O Mágico de Oz”, “A Noviça Rebelde”, “My Fair Lady”, “Hair”, “A Gaiola das Loucas” e “Um Violinista no Telhado”, entre tantos outros.

O enredo foi criado e desenvolvido por Fábio Ricardo, ex-assistente de Joãozinho Trinta, e apontado pela revista Veja Rio como o “carnavalesco do futuro”. Mas ele não estará sozinho. Entre as novas conquistas da escola está um dos nomes de ponta da cena teatral brasileira: o artista multimídia, cenógrafo e artista plástico Gringo Cardia, que atuará como consultor criativo da escola. A escola vai contar na avenida a história do teatro musical brasileiro, lembrando a chegada do Vaudeville francês, em meados do séc. 19, a influência de nomes como Chiquinha Gonzaga e Arthur Azevedo, os tempos do teatro rebolado na Praça Tiradentes e suas divas, o sucesso das revistas de Walter Pinto e Carlos Machado, a chegada dos musicais da Broadway e o momento atual, quando o gênero vive um período de expansão, com a profissionalização e o reconhecimento internacional.

A programação da Quadra -A São Clemente abre oficialmente a sua temporada de Carnaval em grande estilo no dia 07 de dezembro, quarta feira: neste dia, o cantor e compositor Diogo Nogueira sobe ao palco na quadra da escola, celebrando o samba e o jeito carioca de ser. E a programação vai mais além: a noite também contará com a Roda de Samba Skol 360°, a Fiel Bateria da Clemente, DJ e outras surpresas.

A programação das sextas-feiras será sempre dos ensaios temáticos, com um tema surpresa a cada semana, sempre inspirado nos musicais. A Roda de Samba Skol 360° abre a noite, que terá ainda a presença de outra escola convidada, atuando junto à bateria da São Clemente, a Fiel Bateria. Para o dia 09 de dezembro já está confirmada a presença da União da Ilha e de seu puxador, Ito Melodia.

A partir de janeiro, sempre às quintas-feiras, acontecerão ensaios do Bloco dos Clementianos, formado, entre outros, por Quinho e pela Banda Letuce (não há necessidade de falar do conceito artístico do bloco). A cada noite eles receberão dois convidados especiais: um artista revelação da cena musical brasileira e um já consagrado.

Aos sábados, as noites serão de parceria da São Clemente com bares cariocas – o Melt e o Carioca da Gema, que se revezarão, levando para a quadra da escola o melhor de sua programação, além de grandes shows.

A quadra da São Clemente fica situada na Avenida Presidente Vargas, nº 3102. Os ingressos para os ensaios custarão R$ 30,00 por pessoa (nem todos os dias, correto?) – mediante a doação de um quilo de alimento não perecível (ou R$ 60,00). Eles estarão à venda na bilheteria da escola ou ainda no site [www.compreingresso.com.br].

Aventura e Rio de Negócios- Para levar adiante a aventura de transformar a Sapucaí na Broadway brasileira, a São Clemente se uniu a dois dos principais nomes da economia criativa do Rio de Janeiro. O primeiro é a Aventura Entretenimento, um dos principais experts do país na produção de grandes musicais, a força motriz por trás de títulos como “7 – O Musical”, “A Noviça Rebelde”, “Beatles num Céu de Diamantes”, “O Despertar da Primavera”, “Gypsy”, “Um Violinista no telhado” e “Hair”, entre outros. Investindo no conteúdo, capacitando talentos ou desenvolvendo projetos especiais aos patrocinadores, a Aventura, ao longo dos últimos anos, foi decisiva para a conquista do Brasil como o 3º maior produtor de musicais do mundo.

- “Para a Aventura, ter o privilégio de contribuir com a disseminação em alta escala da cultura, através de um desfile na Sapucaí, é um desafio de proporções "tsunâmicas". Além disso, um desfile que reunirá os maiores musicais de todos os tempos, certamente significará o maior musical já "encenado" no planeta, o que claramente aumentará ainda mais a atenção para este segmento no Brasil", afirmam Aniela Jordan e Luiz Calainho, sócios da Aventura.

O segundo nome é a Rio de Negócios Cultura e Entretenimento, empresa intimamente ligada ao carnaval, cujo sócio, Diogo Castelão, é responsável pelo bloco de rua mais badalado da cidade, o Spanta Neném, que desde 2003 desfila na Lagoa Rodrigo de Freitas. Também desenvolve um projeto social no Morro Dona Marta, a Escola de Música Spanta Neném, que hoje oferece aulas de música a 100 jovens da comunidade, além do Projeto Morro da Alegria, uma roda de samba que acontece mensalmente na quadra da escola de samba Mocidade Unida do Santa Marta. A Rio de Negócios é uma empresa que tem o foco no desenvolvimento de projetos criativos e impactantes de cultura e entretenimento, elaborados de forma estratégica.

- “Fazer da São Clemente uma plataforma inovadora de carnaval é um desafio inspirador para a Rio de Negócios”, diz Diogo Castelão.

A escola - Fundada em outubro de 61, a São Clemente notabilizou-se através dos anos pelos seus enredos cheios de bom humor e críticas sarcásticas aos mais diversos temas. Sua sede sempre esteve localizada no bairro de Botafogo, porém atualmente a quadra para os ensaios está localizada na Avenida Presidente Vargas, na Cidade Nova. A partir de 1984, com a construção do sambódromo, os desfiles da São Clemente passaram a acontecer na Passarela do Samba, onde nunca deixou de desfilar. Com 50 anos comemorados no último mês de outubro, a São Clemente soma quatorze participações entre as grandes escolas do primeiro grupo, sendo cinco vezes consecutivas.

No começo, os desfiles da São Clemente eram realizados pelas ruas de Botafogo. Sua estreia nos desfiles oficiais das escolas de samba ocorreu em 1962, na Avenida Rio Branco, pelo terceiro grupo. Já em 1964 a São Clemente conquistou seu primeiro título no carnaval carioca. Menos de seis anos após sua fundação, a escola de Botafogo chegou ao primeiro grupo do carnaval carioca, em 1967. A partir dos anos 80 a escola se caracterizou por apresentar enredos participantes e de cunho social. Ousada, crítica, irreverente, política, esses são alguns dos adjetivos que passaram a denominar a escola de Botafogo.

Mantendo sempre um padrão familiar, a São Clemente é presidida desde 2002 por Renato Almeida Gomes, filho de um de seus fundadores, tendo como vice Roberto Almeida Gomes e como diretor de carnaval Ricardo Almeida Gomes. Um dos destaques de seu carnaval é o seu intérprete Igor Sorriso, premiado em 2011 com o Estandarte de Ouro de melhor revelação do carnaval carioca. O samba deste ano leva a assinatura de Ricardo Góes, Vânia, Serginho Machado, FM, Marcos Antunes, Grey, Guguinha, e Flavinho Segal.

Redes sociais-A partir de dezembro, os fãs de carnaval e amigos da São Clemente poderão acompanhar a escola de perto através do endereço www.saoclemente360.com.br. O site vai mostrar novidades da escola, o andamento dos trabalhos no barracão, o making-of do carnaval, a programação dos ensaios, com promoções e quiz games. A escola também está presente nas redes sociais, como Facebook, Twitter, Youtube, Orkut,Comunidade. As novidades sobre o Carnaval de Skol noo site oficial: www.skol.com.br e redes sociais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: