Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/12/2011 - 06:34

Tubarão Zebra é o primeiro da espécie a se reproduzir por partenogênese


A fêmea pertencente ao aquário do hotel Burj Al Arab reproduziu-se com sucesso na ausência de um macho.

Dubai – A equipe do aquário do Burj Al Arab, o hotel mais luxuoso do mundo, acaba de anunciar a reprodução do tubarão zebra fêmea, que habita o aquário marinho de seu restaurante do hotel por meio do processo conhecido como partenogênese, sem a presença de um macho.

Esse fenômeno da evolução nunca havia sido registrado nessa espécie de tubarão, Stegostoma Fasciatum, e foi comprovado com a publicação da pesquisa científica após revisão realizada por diversos especialistas, no Journal of Fish Bioloy*.

Com o acompanhamento do Dr. Khazanehdari, do Laboratório Central de Pesquisas Veterinárias em Dubai, o processo de partenogêneses foi confirmado a partir da análise de DNA de alguns dos descendentes do tubarão mãe. A descoberta, juntamente com a sobrevivência dos filhotes, é um avanço significativo na ciência, questionando o conhecimento existente sobre a reprodução de tubarões.

Nota: O tubarão “Nimr” nadando no tanque do restaurante Al Mahara, no hotel Burj Al Arab, em Dubai, onde vive com sua mãe – “Zebedee”. Os tubarões zebra vivem no tanque Oval, com aproximadamente 300 mil litros de água salgada e uma grande variedade da exótica vida marinha.

Partenogênese- O processo de fertilização normal em tubarões começa com uma célula ovo na fêmea que se divide em quatro. Somente um torna-se o ovo que será fertilizado pelo macho, assim o filhote de tubarão terá um lote de cromossomos da mãe e um do pai. A partenogênese inicia-se da mesma forma e se diferencia com a duplicação do ovo e divisão do material genético. Após, as células e o genoma se combinam e, dessa forma, o filhote de tubarão passa a ter dois lotes de cromossomos da mãe. Como resultado da partenogênese o filhote sempre será fêmea.

Grupo Jumeirah-As propriedades do Jumeirah Hotels & Resorts são consideradas as mais luxuosas e inovadoras do mundo e detêm inúmeros prêmios internacionais no segmento de viagens e turismo. A rede internacional de gerenciamento de hotéis de luxo, baseada em Dubai e membro da Dubai Holding, abrange o internacionalmente renomado Burj Al Arab, o hotel mais luxuoso do mundo e reconhecido como símbolo de Dubai, os diversas vezes premiados Jumeirah Beach Hotel, Jumeirah Emirates Towers, Madinat Jumeirah e Jumeirah Zabeel Saray, em Dubai; Jumeirah at Etihad Towers in Abu Dhabi; Jumeirah Carlton Tower e Jumeirah Lowndes Hotel, em Londres; Jumeirah Frankfurt, na Alemanha; Jumeirah Essex House, em Nova York; Jumeirah Himalayas Hotel, em Shangai e Jumeirah Devanafushi, nas Ilhas Maldivas. O Grupo Jumeirah opera também o Jumeirah Living, marca de residências de luxo; o Spa Talise; Jumeirah Restaurants; Wild Wadi Waterpark; The Emirates Academy of Hospitality Management; e Sirius, seu programa global de fidelidade. [www.jumeirah.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira