Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/12/2011 - 11:21

CBH Guandu debate aplicação de recursos em questões ambientais e de saneamento

Novo Fórum de Secretários do Ambiente permite trabalho integrado para gestão hídrica e ambiental no Estado do Rio de Janeiro.

O Comitê Guandu realizou no dia 05 de dezembro (segunda-feira), na Casa de Pneus, da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Itaguaí, o segundo encontro do Fórum Permanente dos secretários de Meio Ambiente dos 15 municípios que compõem a Bacia Hidrográfica dos rios Guandu, da Guarda e Guandu-Mirim. A reunião teve o objetivo de discutir as ações necessárias para a preservação dos recursos hídricos e a aplicação dos recursos financeiros obtidos com a cobrança pelo uso d’água na bacia.

Participaram representantes e secretários de Meio Ambiente dos municípios de Barra do Piraí, Engenhei­ro Paulo de Frontin, Itaguaí, Mangaratiba, Miguel Pereira, Paracambi, Piraí, Rio Claro e Se­ropédica. Representando o CBH Guandu, estavam presentes o diretor geral, Decio Tubbs, o secretário executivo, Julio Antunes, dos diretores Gilberto de Souza e Madalena Sofia, além de representantes do Instituto Estadual do Ambiente (INEA). Segundo Decio, parcerias com os municípios são importantes para a aplicação dos recursos em projetos que beneficiem o meio ambiente.

O secretário executivo do Comitê, Julio Antunes, abriu o Fórum apresentando o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SEMAAP) de Itaguaí, Jailson Barboza Coelho, que coordenou a visita guiada e mostrou aos participantes a estrutura da SEMAAP, construída totalmente de maneira ambientalmente correta.

Entre os assuntos debatidos no encontro foi destacada a ampliação do projeto ‘Produtores de Água e Floresta’ para 2012, pois, além de auxiliar os proprietários na regulamentação de suas propriedades com a assistência de técnicos, o projeto mapeia as propriedades inscritas para acompanhamento, o que beneficia o município em que a área está inserida.

A criação deste fórum é um movimento para a troca constante de informações entre os secretários e o Comitê Guandu para que os recursos sejam investidos da melhor forma em cada um dos municípios que compõe a bacia. Os encon­tros são bimestrais e itinerantes. O próximo está agendado para o dia 23 de janeiro, em Paracambi.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: