Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/11/2011 - 09:29

Eletrosul e Telebras firmam acordo para implantação do PNBL

Estatal do setor elétrico terá participação importante, também, na integração latinoamericana.

O Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) – uma das principais apostas do governo Dilma Roussef para a inclusão digital – terá o apoio da Eletrosul Centrais Elétricas S.A., subsidiária da Eletrobras, para implantação da rede, que atenderá a região Sul do País. O diretor Financeiro e Administrativo da estatal, Antonio Vituri, e o presidente da Telecomunicações Brasileiras S.A. (Telebras), Caio Bonilha, assinaram, no dia 11 de novembro (sexta-feira), o acordo de cooperação técnica para o uso recíproco de serviços e a correspondente integração de infraestruturas de telecomunicações. O próximo passo será assinatura de termos de ajuste, que vão definir os detalhes técnicos da implantação.

“Por meio deste termo de cooperação, estamos antecipando em um ano o prazo de atendimento, usando a infraestrutura disponível”, adiantou Bonilha. O anel Sul sairá de Campinas, em São Paulo, e irá até Gravataí, no Rio Grande do Sul, passando pelo interior do Paraná, Santa Catarina e voltará pelo litoral, passando por Florianópolis e Curitiba, até fechar com o ponto de partida, no interior paulista.

“A participação da Eletrosul é vital na concepção desse anel que abrangerá cerca de 400 municípios. O backbone principal do Sul usará a estrutura da Eletrosul e Petrobras. As linhas da CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica do Rio Grande do Sul) e Sulgás (Companhia de Gás do Rio Grande do Sul) complementarão o atendimento”, explicou o executivo da Telebras. “A participação da Eletrosul também será essencial na implantação do anel integração entre países vizinhos que têm uma estratégia comum em termos de tráfego de internet”, acrescentou Bonilha, referindo-se aos planos de criar um “Backbone Latinoamericano”.

De acordo com Bonilha, o trecho interiorano do anel Sul será entregue no primeiro trimestre de 2012. Já o trecho do litoral será concluído no segundo semestre do ano que vem. Segundo ele, a área comercial da Telebras está trabalhando no levantamento dos provedores de internet existentes na região Sul. Estima-se que em todo o Brasil existam mais de 800 provedores. Cerca de metade deles estaria entre São Paulo e o Sul do País.

Ainda nesta sexta-feira (11), técnicos da Eletrosul e Telebras iniciaram o diagnóstico das primeiras redes de fibras ópticas que serão integradas ao PNBL. A Telebras e Eletrosul haviam celebrado, em fevereiro deste ano, o Contrato de Cessão de Uso de Infraestrutura do Sistema de Transmissão de Energia Elétrica e de Fibras Ópticas. Esse contrato prevê a cessão de cinco pares de fibras apagadas em 1.385 quilômetros de linhas da Eletrosul.

Para o diretor Financeiro e Administrativo da Eletrosul, Antonio Vituri, a cooperação entre a Eletrosul e a Telebras reforça a sinergia entre as estatais brasileiras para viabilização de programas de governo tão importantes como o PNBL. “Além de contribuir com a inclusão digital da população de baixa renda, essa cooperação trará ganhos, também, para o setor elétrico, a partir da maior segurança e confiabilidade no gerenciamento do sistema de transmissão de energia”, declarou.[www.eletrosul.gov.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: