Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL
Busca: OK
CANAIS

09/11/2011 - 09:39

Coca-Cola Brasil lança Eco, nova embalagem da água Crystal que estimula a reciclagem de PET


Torção da garrafa após o consumo diminui em 37% o volume da embalagem, facilita o processo de reciclagem e convida a uma atitude positiva. Embalagem Crystal Eco de 500 ml utiliza 20% menos PET que as versões anteriores e conta com apoio de algumas das principais ONGs ligadas a sustentabilidade no Brasil. Nova garrafa Crystal Eco também utiliza tecnologia PlantBottle, com até 30% da matéria prima feita da cana-de-açúcar.

Aliar hidratação e bem estar a sustentabilidade. Foi pensando assim que a Crystal, marca de águas da Coca-Cola Brasil, decidiu lançar no festival SWU, que acontece em novembro, em Paulínia (SP), a garrafa Crystal Eco, que utiliza 20% menos PET que as versões anteriores e até 30% do PET feito a partir da cana de açúcar. Para o restante do mercado, a garrafa chegará a partir de janeiro.

A garrafa Eco, também chamada de crushable, é produzida através do processo de sopro convencional, mas com pré-formas com base diferenciada, de modo que a distribuição e estrutura da garrafa garantam performance mecânica. Para simbolizar mais este avanço tecnológico na sustentabilidade das embalagens, a Crystal convida os consumidores a torcerem as embalagens após o consumo, o que reduz em 37% o volume das garrafas e facilita transporte e armazenagem das garrafas 100% recicláveis.

Ao mesmo tempo, a nova garrafa de Crystal também utiliza a tecnologia PlantBottle, na qual até 30% da matéria tem origem no etanol da cana de açúcar, e não no petróleo, reduzindo em cerca de 20% as emissões de dióxido de carbono.

“Crystal quer convidar o consumidor a participar de ações que ajudem a aumentar reciclagem no País. Fizemos nossa parte, criando uma garrafa moderna, revolucionária e sustentável. Agora é a vez do consumidor, que ao torcer a garrafa após o consumo, diminui em 37% o volume que ela ocupa, o que facilita bastante o transporte e a reciclagem. O Brasil já é um campeão de reciclagem, mas nossas metas são ainda mais ousadas e queremos que o consumidor esteja ao nosso lado nessa jornada. O SWU é um evento perfeito para fazer este lançamento e o festival está perfeitamente alinhado com nossos pilares de sustentabilidade. Para o público em geral, a nova garrafa só deverá chegar em janeiro de 2012”, afirma Aliucha Ramos, diretora de Marketing da categoria de Hidratação da Coca-Cola Brasil.

O lançamento da Crystal Eco conta com o apoio de entidades como o Instituto Akatu, a Conservação Internacional, a SOS Mata Atlântica e o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), cujas marcas estão estampadas no rótulo da garrafa.

“Estimular atitudes individuais e promover ações de mobilização que auxiliam na melhoria da qualidade de vida e na conservação ambiental são prioridades da SOS Mata Atlântica. Por isso, apoiamos essa iniciativa que fomenta a reciclagem, o uso de matérias-primas menos agressivas e mudanças de comportamento. Torcemos para que essa atitude ajude a diminuir a pressão sobre os recursos naturais, escassos e essenciais à vida, como a água e a floresta”, completa Malu Ribeiro coordenadora da Rede das Águas da SOS Mata Atlântica.

Segundo Helio Mattar, diretor presidente do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, “a Coca-Cola vem investindo há alguns anos para que as embalagens de seus produtos tragam menores impactos negativos nos planos social e ambiental. Agora, apresenta uma inovação na área de embalagens, com a garrafa Crystal, que, por ser torcível, mais leve, e feita a partir de cana de açúcar, permite contribuir, de um lado para reduzir o impacto ambiental quando comparado ao plástico produzido do petróleo; de outro lado, ao reduzir o volume e o peso das embalagens após o uso, causa uma menor emissão de carbono e um menor impacto sobre o aquecimento global; além disso, faz com que os gastos com transporte, para levar as embalagens para reciclagem sejam menores, permitindo que essa economia possa ser usada para melhorar, por exemplo, os serviços de educação e saúde dos municípios. Com tudo isso, a Coca-Cola dá uma contribuição significativa para que a sociedade possa caminhar, a passos mais acelerados, na direção da sustentabilidade social e ambiental”.

Campanha de lançamento-A Coca-Cola Brasil desenvolveu uma campanha de lançamento da Crystal Eco 500 ml sem gás, com o objetivo de incentivar as pessoas a reciclar torcendo a garrafa antes de descartá-la, criando uma atitude positiva para o meio ambiente. A campanha será iniciada na praça onde ocorrerá o SWU, com filmes de 30 segundos produzidos pela Agência NBS e Dínamo Filmes.

“Ecoflex” | Produto: Crystal | Cliente: Coca-Cola |Duração: 1X30” | Agência: NBS | Criação: Fernando Barcellos, Arthur Pires e Sabrina Villar | Direção de criação: Pedro Feyer e André Lima | Produtor agência/RTVC: Andrea Metzker / João Maia e Paula Alimonda | Atendimento agência: Aline Pimenta / Júlia Barros / Suzana Graciosa | Aprovação cliente: John Pinto, Ana Paula Castello Branco, Anne Zehoul Gian Martinez e Marry Zerkowski | Produtora do filme: Dínamo Filmes | Direção: Edu Cama | Atendimento produtora: Cláudio Tolentino | PÓS-Produção/finalização: Dínamo Digital | Produtora de áudio: Comando S.

Produção em outros países- As garrafas Eco já são uma realidade no mercado de bebidas. O Japão foi o primeiro país a lançar a embalagem para sua marca de água engarrafada I-Lohas, em 2009. Em 2010, o país reforçou o conceito sustentável, usando PlantBottle no mesmo produto. Na América Latina, México e Equador começaram a comercializá-la em 2010. No mesmo ano, os EUA relançaram sua marca de água engarrafada, Dasani, também com PlantBottle.

Crystal- Uma das principais marcas do mercado de águas, Crystal é encontrada nas versões com e sem gás, nas embalagens garrafa 500 ml, 1,5 litros e garrafa VIP 350 ml. Na versão sem gás, a empresa possui ainda as versões copo 310 ml, Sport 600 ml e galões de 5 e 10 litros.

Perfil-O Sistema Coca-Cola Brasil atua em sete segmentos do setor de bebidas não alcoólicas - águas, chás, refrigerantes, sucos, energéticos, isotônicos e lácteos, com uma linha de mais de 150 produtos, entre sabores regulares e versões de baixa caloria. Formado pela Coca-Cola Brasil e 15 grupos fabricantes brasileiros, além do Sistema de Alimentos e Bebidas do Brasil (SABB), emprega diretamente mais de 53 mil funcionários, gerando indiretamente cerca de 500 mil empregos.

Os investimentos do Sistema no Brasil somaram mais de R$ 8 bilhões nos últimos seis anos e, em 2011, serão investidos mais R$ 2,5 bilhões. A sustentabilidade é um compromisso da Coca-Cola Brasil e se reflete na forma como a empresa e seus fabricantes lidam com as pessoas e com o meio ambiente. O índice de uso de água da Coca-Cola Brasil, por exemplo, é um dos melhores do mundo: 1,95 litro de água para cada litro de bebida produzido - menos da metade do volume utilizado 12 anos atrás.

Na reciclagem, a Coca-Cola Brasil desenvolveu, através do Instituto Coca-Cola Brasil, um programa chamado "Reciclou, Ganhou" que, desde 1996, colabora para que o País seja um dos mais avançados na reciclagem de materiais. Hoje, 98,2% das latas de alumínio e 55,6% das garrafas PET são recicladas. Sites: [www.institutococacolabrasil.com.br e www.cocacolabrasil.com.br].

Enviar Imprimir
© Copyright 2006 - 2017 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira