Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/11/2011 - 09:33

Rio 2016™ escolhe produtora executiva de cerimônias e grandes eventos ao vivo

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™ escolheu o consórcio Cerimônias Cariocas 2016 como produtora executiva de cerimônias e grandes eventos ao vivo dos Jogos Rio 2016™. O consórcio é formado pela holding italiana de eventos, publicidade e TV Film Master Group e a empresa brasileira de grandes eventos SRCOM.

A decisão foi resultado de extenso processo seletivo internacional de mais de cinco meses realizado pelo Comitê Organizador. Os aspectos criativos dos grandes eventos e cerimônias serão objeto de futura fase de seleção de direção artística, que será restrita a talentos brasileiros.

Com centros operacionais em Milão, Roma, Madri e Dubai e parceiros internacionais cultivados em mais de 30 anos de experiência, a holding Film Master Group foi a responsável pelas Cerimônias de Abertura e Encerramento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno Turim 2006. É considerada uma das expoentes mundiais na encenação de espetáculos e cerimônias de alto nível, tendo realizado eventos de grande porte e enorme repercussão na Europa, Oriente Médio e África.

Com sede no Rio de Janeiro, a SRCOM acumula mais de 20 anos de experiência atuando ao lado de uma ampla rede de parceiros e fornecedores para atender seus clientes no Brasil e no exterior. Destacou-se pela produção de eventos como o réveillon da Praia de Copacabana, no Rio, de 2008 a 2011; as Cerimônias de Abertura e Encerramento dos Jogos Mundiais Militares Rio 2011; e o lançamento da marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016™.

O consórcio Cerimônias Cariocas 2016 foi o escolhido por apresentar a proposta com a melhor média final de acordo com a combinação de critérios do regulamento do processo, como experiência prévia, abordagem sugerida para as cerimônias e grandes eventos ao vivo dos Jogos Rio 2016™ e gestão executiva, metodologia de planejamento e controle, sinergia entre as empresas do consórcio, estrutura sugerida para a equipe, gerenciamento de risco e continuidade, e aspectos financeiros.

As principais posições do consórcio são ocupadas por: Ric Birch, Mestre das Cerimônias-Profissional internacionalmente reconhecido, seu nome é sempre associado a megaeventos, devido a mais de 25 anos de experiência com as cerimônias dos Jogos Olímpicos. Como diretor de produção, produtor executivo e diretor geral, respectivamente, organizou e produziu as cerimônias dos Jogos Olímpicos Los Angeles 1984, Barcelona 1992 e Sydney 2000. Foi o consultor artístico internacional para os Jogos Olímpicos Pequim 2008 e consultor para os Jogos Paralímpicos Pequim 2008. Também foi o diretor executivo das cerimônias dos Jogos da Commonwealth Brisbane 1982 e World Expo 1988.

Abel Gomes, Presidente-Cenógrafo mais proeminente e renomado do Brasil, tem mais de 30 anos de experiência em criação e direção de grandes apresentações. É também o fundador e diretor de P&G Cenografia, empresa associada à SRCOM, com uma equipe de 150 funcionários, que atua na criação, construção e montagem de cenários. Começou sua carreira na TV Globo, para a qual assinou a concepção e a cenografia de programas de grande audiência. Seu vasto currículo inclui ainda a criação de cenografia e direção de eventos como: os Jogos Mundiais Militares Rio 2011; o réveillon da Praia de Copacabana, no Rio (desde 2008); o lançamento da marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016™; a Árvore de Natal da Lagoa, no Rio; e o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1.

Marco Balich, Vice-presidente-Concebeu e produziu eventos de enorme sucesso, como as Cerimônias de Abertura e Encerramento dos Jogos Olímpicos de Inverno de Turim 2006. Em 2002, liderou o projeto do show de Turim 2006 na Cerimônia de Encerramento dos Jogos Olímpicos de Inverno Salt Lake City 2002. Entre seus maiores sucessos: Cerimônias de Abertura e Encerramento dos Jogos do Mediterrâneo 2009, descritas pelo presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI) como as mais belas já produzidas para os Jogos, e a Cerimônia de Inauguração da Donbass Arena, na Ucrânia. Foi também diretor artístico do Carnaval de Veneza 2008, 2009 e 2010; consultor do COI e do Comitê Paraolímpico Internacional (IPC) para os Jogos Pequim 2008; diretor de criação das comemorações do bicentenário da Independência do México em 2010; e criador e produtor da celebração do 75º aniversário do FC Shakhtar Donetsk, na Ucrânia, em 2011.

Flavio Machado, Vice-presidente-Começou sua carreira na P&G Cenografia em 1999, na área de Atendimento. Em 2004, juntou-se ao quadro da SRCOM, assumindo o cargo de diretor de Criação e Desenvolvimento de Projetos Proprietários. Atualmente, na qualidade de produtor executivo e sócio-diretor, é responsável pela direção de criação, gerência de produção e controle administrativo dos eventos da SRCOM. Foi também diretor artístico de eventos como o lançamento da marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016™ (2010); réveillon da Praia de Copacabana, no Rio (2011); e Cerimônias de Abertura e Encerramento dos Jogos Mundiais Militares Rio 2011.

O presidente do Comitê Organizador Rio 2016™, Carlos Arthur Nuzman, disse que: “Esta escolha une o talento brasileiro na produção de eventos à experiência internacional na organização de cerimônias de Jogos Olímpicos. A sinergia demonstrada pelas duas empresas formadoras do consórcio garante um perfeito entendimento da essência dos Jogos Rio 2016™ e um legado para o mercado nacional, uma vez que essa parceria vai assegurar uma transferência de conhecimento para os profissionais nacionais envolvidos”.

As primeiras grandes apresentações a serem realizadas pelo Comitê Organizador, em menos de um ano, serão shows na Cerimônia de Encerramento dos Jogos Olímpicos Londres 2012 e na dos Jogos Paralímpicos Londres 2012, quando as Bandeiras Olímpica e Paralímpica serão entregues ao prefeito do Rio de Janeiro. Outro projeto de porte do qual a produtora executiva participará são as Cerimônias de Abertura e Encerramento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™.

O consórcio Cerimônias Cariocas Rio 2016 também participará de um projeto de engajamento do público, a ser desenvolvido com as Federações Esportivas Internacionais nos quatro anos que antecedem os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™, com o objetivo de incrementar o envolvimento dos espectadores.

O consórcio supervisionará outras produtoras a serem escolhidas, em um processo que multiplicará a experiência de organização de eventos de grande porte por todo o mercado brasileiro. Entre esses eventos, destacam-se os Live Sites no Brasil e em 15 localizações internacionais, em 2016; o Tour das Bandeiras Olímpica e Paralímpica; o Revezamento das Tochas Olímpica e Paralímpica; as Cerimônias de Entrega de Medalhas e de Recepção das Delegações na Vila Olímpica e Paralímpica; e as apresentações dos esportes durante os Jogos Rio 2016™.

Caberá por fim ao consórcio vencedor do processo seletivo do Rio 2016™ planejar todos os aspectos técnicos e administrativos, incluindo cronograma central, organograma, orçamento, contratação e administração de pessoal e produção das cerimônias e eventos.

Perfil-O Comitê Organizador Rio 2016™ é uma associação civil de direito privado, com natureza desportiva, sem fins econômicos, formada por Confederações Brasileiras Olímpicas, pelo Comitê Olímpico Brasileiro e pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro. Sua missão é promover, organizar e realizar os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016™, seguindo as diretrizes do Contrato da Cidade-Sede, do Comitê Olímpico Internacional, do Comitê Paraolímpico Internacional e da Agência Mundial Antidoping, e respeitando a legislação brasileira, a Carta Olímpica e o Manual de Regras do IPC.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira