Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/11/2011 - 10:30

Fiat Freemont obtém classificação de segurança 5 estrelas do Euro NCAP

O Fiat Freemont conquistou a prestigiada classificação de segurança cinco estrelas do Euro NCAP. Esta é a mais alta nota que o consórcio independente concede desde 1997 após testar a segurança dos veículos.

A classificação é ainda mais importante considerando que, desde 2009, o Euro NCAP adota um novo esquema composto por quatro áreas de avaliação: Passageiro Adulto, Passageiro Criança, Proteção dos Pedestres e uma nova área: auxílio à Segurança. Funções para evitar e mitigar ferimentos, como lembrete de cinto de segurança, ESP e limitador de velocidade, também são classificadas. A cada ano, atingir as cinco estrelas se torna mais difícil (2009, 2010-2011, 2012).

Esta grande conquista confirma, mais uma vez, o compromisso especial do Grupo Fiat com todos os aspectos relativos à proteção de todos os usuários de estradas. Os resultados impressionantes atingidos coincidem com a adoção dos dispositivos eletrônicos mais avançados que aumentam a segurança do veículo ao ajudar constantemente o motorista a reduzir o risco de acidentes. Em resumo, a proteção é total, como demonstrado pelos 6 airbags de série (dois dos quais são Multifases) no Fiat Freemont. Isso sem falar da contribuição para a proteção dos passageiros fornecida pela carroceria, capô, portas e barra transversal do painel de instrumentos, além dos assentos e da coluna de direção.

Uma atenção especial foi dada à proteção dos pedestres. O Freemont conta com um sistema inovador que detecta o impacto contra a perna do pedestre. Em apenas milésimos de segundo, ele levanta o capô para oferecer uma superfície sem pontos rígidos sob ela, o que minimiza o risco de ferimentos na cabeça do pedestre.

Ademais, o modelo tem assentos dianteiros equipados com um mecanismo que move o apoio para cabeças em conjunto com a cabeça dos passageiros da frente em caso de colisão traseira. Isso reduz consideravelmente o risco de ferimentos causados pelo impacto (efeito chicote).

Milhares de horas de simulações virtuais, testes em componentes e subsistemas, mais de 200 simulações de impacto no simulador de teste de colisão por deslizamento Hyge e mais de 80 testes de impacto (frontal, lateral, capotamento e manobras bruscas, com várias velocidades, tipos diferentes de obstáculos e as diversas necessidades de proteger fisicamente os passageiros) foram conduzidos.

Esses números são testemunha do cuidado que a empresa tem ao fabricar o Fiat Freemont, um veículo no topo do segmento em termos de segurança, como os outros modelos produzidos pelo grupo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira