Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/10/2011 - 10:20

Redes Inteligentes de Energia atraem investimentos

O mercado brasileiro de Smart Grid pode movimentar R$ 16 bilhões em negócios ao longo dos próximos 20 anos. A implantação de projetos de redes inteligentes de energia pelas concessionárias de serviço público deve incluir necessariamente interfaces tecnológicas bastante amigáveis. É necessário ainda que seja acompanhada de programas intensivos de educação e conscientização, ressalta o diretor Global da consultoria Kema, Robert Wilhite, responsável pela implantação de Smart Grid nos principais mercados mundiais de energia, como nos Estados Unidos. O executivo participou nesta quarta-feira, 26/10, de painel sobre Smart Grid durante o Metering Latin America 2011, em São Paulo.

Com base em experiências internacionais e pesquisas realizadas pela Kema, Wilhite afirma que o sucesso de investimentos em Smart Grid está diretamente relacionado à percepção do cliente quanto aos meios oferecidos pelas concessionárias para o gerenciamento das despesas com a conta de energia. A simplicidade e funcionalidade são recursos essenciais, assinalou. “O consumidor pode não estar disposto a lidar com equipamentos complexos demais, principalmente, se tiver que pagar por eles”, diz o especialista.

O diretor da Kema entende que as concessionárias precisam ser criativas e seguir o exemplo das empresas de telecomunicação, que, ao longo do tempo, disponibilizaram facilidades ao público, até então, inimagináveis.

A Kema, que já lidera o mercado global de soluções em energia, é parceira das grandes companhias do setor no Brasil, para as quais desenvolve projetos nas áreas de ganho de eficiência energética e rentabilidade e de inovação tecnológica de produtos e processos. São parceiras, por exemplo, a Cemig, o Grupo Energisa, a Light e a CPFL. A Kema atua tambémem projetos de cidades inteligentes, energias renováveis, automação da distribuição e construção de edifícios verdes. Entre os serviços prestados estão os de pesquisa e desenvolvimento; estudos de viabilidade; desenvolvimento e avaliação de estratégias e planos para gerenciar os serviços e a demanda de energia existente; consultoria para construções inteligentes; desenvolvimento e acompanhamento de centros de comando e controle; e testes e certificações.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: