Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/10/2011 - 09:59

AES Eletropaulo: Ciclone de junho mostrou nossa agilidade e eficiência

Na próxima semana o Metering Latin America reunirá em São Paulo os maiores nomes da atualidade em serviços públicos.

Vinte e quatro horas depois da passagem do ciclone de junho por São Paulo, 96% dos consumidores tiveram a energia de volta ao normal, comprovando a agilidade e eficiência da AES Eletropaulo em situações extremas, conforme dito pelo diretor de automação da empresa, Paulo Cesar Pranskevicius. A mega fornecedora de energia é um dos participantes da conferência anual Metering Latin America, que será realizada em São Paulo, dos dias 25 a 27 de outubro (terça a quinta-feira).

Em seu nono ano a Metering Latin America, conferência e exposição, está à frente das discussões sobre medição inteligente e smart grids, compartilhando experiências e trocando informações da indústria.

Consequências do ciclone causadas pela falta de investimentos? O ciclone extratropical que atingiu São Paulo interrompeu a distribuição de energia em diversas partes do estado, e essa consequência foi atribuída à falta de investimentos da AES Eletropaulo em infraestrutura de distribuição. Em entrevista publicada no site Metering.com, Paulo Cesar Pranskevicius deu seu parecer: “A AES Eletropaulo realiza investimentos crescentes a cada ano. Em 2010 foram investidos R$ 682 milhões, e estão previstos R$784 milhões para 2011. Desse valor, 51% irão para o setor de manutenção e 34% para a expansão do sistema. Destacam-se ainda os investimentos em automação, tais como a instalação de relés digitais em 100 estações neste ano e de 3 mil chaves religadoras até o final de 2012.”

O diretor completa: “Com relação ao evento do dia 7 de junho, foram ventos de mais de 100 km por hora, sendo que o sistema SCADA suportou todas as operações telecomandadas, facilitado pela alta disponibilidade no backbone de comunicação e confiabilidade nos equipamentos em campo. Além disso, 96% dos clientes foram restabelecidos em 24 horas, demonstrando a agilidade e competência da AES Eletropaulo em situações de extrema emergência. Evento semelhante a este ocorreu em setembro de 1999.”

Smart meter rollout in Brazil-Durante o mês de outubro a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), irá anunciar a primeira das duas regulamentações sobre a implementação de medidores inteligentes no Brasil, o que irá deslanchar oficialmente o projeto de instalação desses medidores, avaliado em um bilhão de dólares. Para 2012 o valor é estimado em 5 bilhões de dólares.

Paulo Pranskevicius explica como os consumidores da AES Eletropaulo se beneficiarão da nova tecnologia: “Os clientes terão à sua disposição mais informações da rede, o que possibilitará localizar uma falta mais rapidamente através dos relés, sensores de falta, ou dos medidores eletrônicos. Hoje o relé eletromecânico protege a rede e envia um sinal para desligar um equipamento. Com o relé digital sabemos em tempo real e remoto em qual fase operou e a intensidade de corrente, direcionando as equipes para o local, reduzindo o tempo de localização. No futuro, quando todos os clientes possuírem medidor eletrônico, não será mais necessário ligar para o call Center, pois saberemos quando e quem está sem eletricidade, além do cliente poder controlar o gasto de energia via web ou monitor instalado no seu ponto de consumo”.

Outros participantes de destaque do Metering Latin America incluem: . André Pepitone de Nóbrega, diretor, Aneel, Brasil|Sidney Simonaggio, Diretor de Operações, AES Eletropaulo, Brasil |. Manlio Coviello, chefe da Unidade de Recursos Naturais e Energia. ECLAC, ONU |.Glenn Steiger, gerente geral, Glendale Water and Power, USA |.Valerio Vadacchino, gerente de projetos Smart Grid, ENEL, Itália |. Fabio Toledo, conselheiro de Distribuição, Light, Brasil |. Humberto Muñoz, diretor geral, SEAPAL, México |.Marcelo Salles, diretor de Tecnologia e Ambiente, Sabesp, Brasil |.Oscar Armijos, gerente geral, Electrica de Guayaquil, Equador |.Miguel Setas, vice-presidente de Distribuição, EDP Group, Portugal |. Ricardo Van Erven, diretor de Tecnologia, AES Eletropaulo, Brasil.

.[Conferência anual Metering Latin America, de 25 a 27 de outubro de 2011 (terça a quinta-feira),no Centro de Convenções Frei Caneca. São Paulo, Brasil | Website:www.meteringlatinamerica.com ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: