Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/10/2011 - 09:25

Itaú Unibanco envia para reaproveitamento 5.300 toneladas de e-lixo

Iniciativa está inserida nas práticas de TI Verde do banco; reutilização atinge 96% do material coletado.

São Paulo - De janeiro a agosto deste ano, o Itaú Unibanco coletou e enviou para descarte sustentável 1.500 toneladas de lixo eletrônico oriundo da administração central, datacenter, agências e almoxarifado. A iniciativa faz parte das práticas de TI Verde do banco. Somando à coleta feita em 2010, o banco já soma 5.300 toneladas de material reaproveitado.

São computadores, impressoras, monitores e outros equipamentos eletrônicos substituídos pela instituição que foram enviados a empresas parceiras, para serem reprocessados. Há um reaproveitamento aproximado de 96% do material enviado para a reciclagem – incluindo plásticos, aço, metais e outros componentes.

Outros fatores positivos dessa prática são: regularização e destinação de materiais com metais pesados; redução da necessidade de extração de recursos naturais; projeto autossustentável (receitas maiores que as despesas); valor agregado à segurança da informação; conscientização dos colaboradores, motivando-os a atuarem como multiplicadores; redução do risco à saúde pública (contaminação do solo e lençóis freáticos); enfraquecimento do mercado cinza, fortalecendo a economia e o mercado de trabalho formal.

“Essas ações refletem o compromisso contínuo do banco com a sustentabilidade do negócio em paralelo à redução de consumo de recursos naturais, possibilitada, por exemplo, pela reciclagem dos equipamentos”, afirma Rooney Silva, diretor de infraestrutura e operações em TI do Itaú Unibanco.

TI Verde no Itaú Unibanco- Desde 2004, o Itaú Unibanco investe em programas e iniciativas para reduzir os impactos ambientais de seus produtos e serviços, com medidas focadas na diminuição do consumo de energia, corte na emissão de CO2, otimização de processos com vistas à redução de impressão e estratégias direcionadas à sustentabilidade tecnológica.

Em 2008 foi implementado o Comitê de TI Verde, que prevê a integração de ações de TI para identificar, mapear e mensurar oportunidades que levem em conta as esferas econômica, social e ambiental das áreas de TI da organização.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: