Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/10/2011 - 09:31

Santos Brasil amplia investimentos em treinamento e capacitação de pessoas


São Paulo – Os recordes de produtividade batidos pela Santos Brasil nos últimos meses em operações com contêineres não teriam sido alcançados sem um forte trabalho de atração, seleção, contratação, capacitação e retenção de bons profissionais. Só entre janeiro e julho deste ano, a companhia realizou 124 mil horas a treinamento e capacitação – o que corresponde a 35 horas por colaborador, um aumento de 51% em relação a todo o ano passado. No total, foram investidos R$ 2,3 milhões em 2011, 77% mais que no ano de 2010 inteiro, em programas de idiomas, capacitação e formação de profissionais para operações logísticas e portuárias, desenvolvimento de lideranças, treinamentos técnicos e legais.

O alto número de promoções, movimentações e enquadramentos é um termômetro da importância desse trabalho e da valorização dos profissionais dentro da empresa. Em sete meses, 870 colaboradores foram promovidos – 25% de toda a equipe da Santos Brasil, composta por 3.500 funcionários divididos entre o Tecon Santos, Terminal de Veículos, Tecon Imbituba, Tecon Vila do Conde e a Santos Brasil Logística.

De acordo com Alcino Therezo Junior, Diretor de Recursos Humanos da Santos Brasil, "uma das principais ferramentas de retenção de talentos é proporcionar aos colaboradores de uma empresa a possibilidade de crescimento e desenvolvimento profissional. Investir em treinamento de pessoal é fundamental para qualquer companhia que tenha sua missão baseada na qualidade dos serviços e pretenda prosperar e perpetuar os seus negócios", diz.

Além dos programas dirigidos aos seus colaboradores, a empresa também investe na formação dos estudantes e moradores das regiões onde suas unidades estão instaladas. É o caso dos programas: Estágio em nível Técnico para a área Operacional; Estágio em Planejamento Portuário e Operacional em nível Superior; Menor Aprendiz; e Capacitação para Motorista de Carreta.

Neste ano, foi lançado também o Programa de Formação Profissional para universitários e estudantes de cursos Técnicos e Tecnólogos. O objetivo, até o final de 2011, é que este portfólio de projetos forme mais 20 estagiários (nível superior) e outros 20 especialistas para área de planejamento operacional, além de 20 estagiários (nível técnico) para a manutenção, contemplando as áreas de mecânica e elétrica.

Há ainda a formação de um banco de talentos por meio de capacitações para as funções de operador de conjunto transportador (motoristas de carretas), operador de RTG (Rubber Tired Gantry), de empilhadeiras de vazios e de portêineres. Com duração de aproximadamente seis meses, o banco de talentos da Santos Brasil já conta com 247 pessoas treinadas e qualificadas para estas atividades.

Perfil-A Santos Brasil é referência em operação de contêineres e logística. Criada há 14 anos para operar o Tecon Santos (SP), a empresa já investiu R$ 2,8 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições, expansões, novos equipamentos, gestão e gente. Antecipando-se ao crescimento do fluxo de comércio internacional, a Santos Brasil colaborou significativamente para aumentar a capacidade logística portuária do país. A produtividade do Tecon Santos, por exemplo, é a mais alta do Brasil: 80,38 MPH (movimentos por hora) em média. Além do Tecon Santos, a companhia opera mais dois terminais de contêineres (Vila do Conde -PA e Imbituba –SC) e um terminal de exportação de veículos (TEV) no Porto de Santos. Conta também com uma operadora logística e de cargas gerais, a Santos Brasil Logística, que atua de forma integrada aos terminais viabilizando o atendimento ao cliente em todas as etapas da cadeia logística do porto até o transporte e distribuição. Listada no nível 2 de governança corporativa, a Santos Brasil adota um modelo de crescimento contínuo e sustentável, que alia alto desempenho financeiro e operacional com preservação ambiental e responsabilidade social.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: