Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/10/2011 - 10:17

Whirlpool e Eletrobrás desenvolvem e iniciam projeto de redução de consumo de energia em Manaus

Ação visa ampliar a eficiência energética da planta industrial e reduzir os impactos ambientais nas áreas de utilidades e de processos.

Manaus- A Whirlpool Latin America, em parceria com a Eletrobrás, iniciou em sua Unidade Manaus o Programa E3 – Environmental, Energy and Economy, que oferece assistência técnica para auxiliar indústrias a se adaptarem e ampliarem os negócios focados em sustentabilidade. O programa inclui a avaliação técnica de processos de produção e treinamento de técnicos nas áreas de energia, processos mais limpos e emissão de gases do efeito estufa. As ações têm como foco ampliar a eficiência energética da planta industrial e reduzir os impactos ambientais nas áreas de utilidades e de processos. A ideia é que os métodos utilizados e as avaliações realizadas promovam práticas sustentáveis, crescimento industrial, redução dos custos financeiros e aumento da competitividade.

A ação teve início em setembro, na Whirpool/Manaus (AM) – a unidade passou ainda por avaliações técnicas nas plantas no período de 1 a 5 de agosto deste ano. Técnicos americanos, enviados pela Environmental Protection Agency (EPA) dos Estados Unidos, responsável pelo desenvolvimento e implantação do Projeto E3, estiveram na planta industrial de Manaus para avaliar áreas como Almoxarifados, Fabricação, Montagem e Utilidades.

A Unidade Manaus foi escolhida, entre várias indústrias no Brasil para fazer parte do E3, por estar próxima à maior floresta tropical do mundo. A necessidade de levar uma política de sustentabilidade à região e promover eficiência energética e redução do desperdício de matérias-primas para a preservação do meio ambiente, também foram avaliadas e reforçaram a presença da indústria no Programa. Além disso, a história da Whirlpool e seus investimentos socioambientais, a parceria com a Eletrobrás para troca de refrigeradores em comunidades ribeirinhas do Amazonas e as iniciativas de eficiência energética na planta de Joinville – SC, fazem da companhia uma grande aliada na disseminação do conceito de sustentabilidade em todo o cenário industrial brasileiro.

A análise realizada na Whirlpool Manaus apontou oportunidades de mudanças na planta, como a possibilidade de ganhos nos sistemas de Utilidades em climatização e ar comprimido, a troca de algumas luminárias por outras de melhor eficiência, a instalação de sistema de captação de energia solar, bem como oportunidades de redução da emissão de CO2 por meio de energia não gerada pela concessionária. A partir desse diagnóstico, a empresa implantará as melhorias apontadas pela equipe de projeto e utilizará diferentes recursos já existentes na planta para auxiliar na gestão do Projeto, como o apoio de ferramentas Lean Manufacturing e Six Sigma.

O Programa E3 possui um projeto piloto que prevê parcerias com agências Federais norte-americanas e brasileiras, para coordenar as avaliações técnicas e promover treinamentos em indústrias de diversos segmentos e em algumas agências governamentais. O objetivo é replicar as técnicas propostas pelo E3 no grupo de países que compõem os BRICs (Brasil, Rússia, Índia e China).

Unidade Manaus-A planta de Manaus foi inaugurada em 1992 e iniciou suas atividades com a fabricação de fornos de micro-ondas. Dois anos mais tarde deu início à produção de condicionadores de ar. Em 1998, foi inaugurada uma nova fábrica, com cerca de 30 mil metros quadrados de área construída.

A fabricação de produtos prima pela redução dos impactos ambientais, com a gestão de materiais e resíduos e redução da emissão de gases efeito estufa. Seguindo este preceito, 100% da água utilizada na fábrica de Manaus vêm de poços artesianos, com uma operação de baixo custo. Além disso, a Unidade tem projetos para aproveitar água da chuva, abundante na região. Com relação aos resíduos, em 2009 foram tratados 18.170 m³ de efluentes biológicos e mais de 2,7 mil m³ de efluentes físico-químicos.

A Unidade Manaus conta com 1800 colaboradores diretos, e é certificada pelo Sistema de Gestão Integrada (SGI) que a credencia com as normas ISO 9001 (Qualidade), ISO 14001 (Meio Ambiente) e OHSAS 18001 (Saúde e Segurança Ocupacional).

Whirlpool Latin America-Líder do mercado latino-americano de eletrodomésticos, a Whirlpool Latin America atua no Brasil com as marcas Brastemp, Consul e KitchenAid com fábricas em Joinville (SC), Manaus (AM) e Rio Claro (SP). Possui 14 mil colaboradores, 22 laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento e quatro Centros de Tecnologia.

Nesses locais são desenvolvidos produtos e projetos inovadores exportados para mais de 70 países. A Whirlpool está presente no Guia Você S.A./Exame “As Melhores Empresas para Você Trabalhar” desde a 1ª edição (1997), tendo sido a 1ª colocada em 2010, é a Empresa Mais Inovadora do País, segundo a Época Negócios e uma das 20 empresas modelo em sustentabilidade, de acordo com o Guia Exame de Sustentabilidade.

Fora das fábricas, residências e estabelecimentos, a Whirlpool ainda trabalha para proporcionar qualidade de vida às mulheres brasileiras e às suas famílias, por meio da geração de trabalho e renda: o Instituto Consulado da Mulher, ação social da marca Consul, oferece assessoria a mulheres de baixa renda e pouca escolaridade, para que, com sua atividade empreendedora, possam gerar renda e proporcionar melhores condições de vida a elas e suas famílias. Desde sua fundação, em 2002, o Consulado já beneficiou mais de 27 mil pessoas.

A Whirlpool Corporation é a líder mundial na fabricação e no comércio de eletrodomésticos de linha branca, com um faturamento anual de aproximadamente US$ 18.4 bilhões em 2010, 71 mil funcionários e 67 centros de manufatura e pesquisa tecnológica em todo o mundo. A empresa comercializa Whirlpool, Maytag, KitchenAid, Jenn-Air, Amana, Brastemp, Consul, Bauknecht e outras grandes marcas a consumidores em praticamente todos os países.[www.whirlpoolcorp.com].

100º aniversário da Whirlpool Corporation- Fundada em 11 de novembro de 1911, a Whirlpool Corporation vem influenciando a vida doméstica e familiar há um século. A empresa é impulsionada pela crença de que todos precisam de um lugar confortável que possam chamar de casa e tem uma história de cem anos criando melhores formas de cozinhar, limpar, refrigerar e armazenar. A Whirlpool Corporation tem como foco melhorar a vida das pessoas, das famílias, das casas e das comunidades.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira