Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/09/2011 - 08:39

PSA Peugeot Citroën apresenta o conceito de Veículo Elétrico Leve para a Cidade no Fórum da ADEME, em Paris


A PSA Peugeot Citroën apresentou no de 26 de setembro (segunda-feira), no Fórum da ADEME (Agence de l'Environnement et de la Maîtrise de l'Energie – Agência do Meio Ambiente e da Matriz Energética da França), em Paris, um projeto inovador de veículo que deve fazer evoluir os modos de locomoção no meio urbano: o Veículo Elétrico Leve para a Cidade. O VéLV foi desenvolvido pelo Grupo em colaboração com um consórcio de empresas francesas e um laboratório de pesquisa, que se associaram para responder aos desafios da mobilidade do futuro.

Trata-se de um triciclo elétrico seguro e econômico para três pessoas, dotado de uma potência de 20 kW e pesando 650 kg (100 km de autonomia e 110 km/h de velocidade máxima). Especialmente manejável, com apenas 7,20m de diâmetro de esterçamento, ele consegue indicar, em tempo real, o perímetro de ação do veículo em função de sua autonomia e identificar os postos de recarga acessíveis com a energia disponível.

O objetivo deste projeto é limitar significativamente a quantidade de energia embarcada, propondo um veículo lúdico que proporciona um grande prazer de dirigir, graças ao motor elétrico e ao seu torque máximo imediatamente disponível, associado a um peso bastante reduzido. O baixo consumo de 85 Wh/km limita a « pegada ambiental » a um nível equivalente ao deslocamento de uma pessoa viajando de trem. O VéLV também respeita as exigências da regulamentação dos veículos particulares em matéria de segurança passiva.

Este conceito destina-se às frotas empresariais, à locação de veículos (tradicional ou do tipo Autolib), a pessoas que pretendem comprar um segundo carro e a inúmeros clientes particulares que desejam melhorar sua mobilidade na cidade.

O VéLV responde aos novos desafios colocados pelo futuro dos transportes, concorrendo para o desenvolvimento de sistemas de tração elétrica leves e contribuindo assim com todo o setor de veículos elétricos na França, com o apoio da ADEME.

Cada um dos integrantes desta cooperação contribuiu com sua competência: · A PSA Peugeot Citroën, com sua ampla experiência de fabricante de automóveis, propôs uma arquitetura original para o veículo, respeitando um caderno de encargos ambicioso, porém realista. | · A Leroy Somer, a GKN e a Valeo reuniram suas competências para propor um sistema de tração elétrica completa de 20kW, compacta e de alto rendimento. |· A Johnson-Control Saft concebeu um conjunto de células Li-Ion com controle eletrônico que se integram perfeitamente ao veículo para fornecer os 8,5kWh úteis e garantir os 100 km de autonomia. |· A Valeo também desenvolveu um sistema de aquecimento especialmente projetado para pequenos veículos elétricos. |· A Leoni concebeu e dimensionou um feixe de sinal e de potência. · A Michelin contribuiu com sua experiência no controle de motores-rodas funcionando em alto regime. |· O IMS/LAPS de Bordeaux permitiu avançar no sentido da compreensão dos fenômenos de comportamento dinâmico de veículos de tamanho muito reduzido.

O Fórum ADEME de inovações é realizado ao longo de um dia dedicado à ação da entidade em matéria de Pesquisa e Desenvolvimento no campo do Meio Ambiente e das Novas Tecnologias. Ele aconteceu hoje, dia 26 de setembro, das 9h às 18h no Palais des Congrès de Paris Porte Maillot, em Paris.

O Grupo PSA Peugeot Citroën participou dos debates organizados durante o Fórum e o diretor de Pesquisa e Engenharia Avançada fez uma intervenção durante a mesa redonda intitulada: "Como repensar os transportes e a mobilidade?"[www.psa-peugeot-citroen.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira