Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/09/2011 - 11:45

Veolia Water Brasil apresenta tecnologia de ponta em tratamento de água e esgoto

Grupo francês mostra na Fitabes soluções testadas e aprovadas mundialmente que estão à disposição do setor de saneamento brasileiro.

São Paulo – O setor de saneamento básico no Brasil atravessa um período de fortes transformações que demandará soluções específicas já adotadas na Europa e diversos países. As mais modernas tecnologias de tratamento de água e esgoto, que já estão consagradas mundialmente em diversos mercados, estão sendo apresentadas pela Veolia Water Brasil na IX Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental (Fitabes), que acontecerá de 25 a 28 de setembro de 2011.

De acordo com o diretor de negócios da Veolia Water Brasil para a América Latina, Adriano Longo, muitas empresas de saneamento no país vão precisar passar pela terceira fase de investimento. “A primeira foi na estrutura básica e a segunda fase, de expansão dos serviços. A terceira é a de qualificação dos serviços oferecidos por essas companhias, o que demandará aplicação contínua de tecnologias", pontua. "Não é só mais uma solução simples e tradicional. O mercado exige uma sofisticação para que haja melhor uso de recursos naturais como a água, maior eficiência e melhor qualidade no tratamento dos esgotos", acrescenta Longo.

Algumas companhias de saneamento estaduais, como a Sabesp, em São Paulo, e Sanepar, no Paraná, já adotaram tecnologias mais sofisticadas que são mais eficientes ambientalmente, minimizam o uso da energia e asseguram maior confiabilidade aos sistemas de tratamento de água e esgoto. Essas soluções permitem ainda a redução do uso de concreto, o que representa menos impacto de obra civil e maior economia no uso dos recursos públicos.

A Veolia Water quer trazer para o Brasil as inovações adotadas no setor público em nível mundial para atender necessidades como a redução da área ocupada e a utilização eficiente dos recursos tecnológicos. “Nós acreditamos que as empresas brasileiras demandarão tecnologias avançadas mais cedo ou mais tarde. No setor industrial a utilização dessas soluções já é comum e o setor público terá que percorrer o mesmo caminho”, conclui Adriano Longo.

Tecnologias consagradas -Na Fitabes, a Veolia Water Brasil apresentará sistemas proprietários como o Actflo, o Multiflo e o MBBR (da sigla em inglês Moving Bed Biofilm Reactor) reconhecidos mundialmente por serem soluções tecnológicas com menor impacto ambiental e redução da área ocupada pelos sistemas de tratamento de águas e esgoto.

O processo Multiflo combina a coagulação química, a floculação e a sedimentação lamelar em contracorrente em uma única unidade. "É uma solução que possibilita velocidades de sedimentação de 10 a 20 m³/m²h, muito superiores às empregadas em tratamentos convencionais, mas com áreas de sedimentação 10 a 20 vezes inferiores”, explica Miguel Aidar, gerente de Tecnologia e Processos da Veolia Water.

O processo Actiflo também combina a coagulação química, a floculação e a sedimentação lamelar em contra corrente em uma só unidade, auxiliada com a microareia que é incorporada dos flocos. "esse processo assegura velocidades de sedimentação altíssimas, de 40 a 60 m³/m² h em água potável e de processo, reduzindo ainda mais a área de decantação", frisa Aidar.

Tanto o Multiflo como o Actiflo podem ser empregados no tratamento de água potável e industrial e no tratamento de efluentes como tratamento primário ou terciário de reuso e no tratamento de águas pluviais.

Na Europa muitas plantas de água potável que utilizam estas tecnologias são instaladas em prédios fechados ficando protegidas da insolação solar, evitando a proliferação de algas em superfícies molhadas e a indesejável presença de pássaros e de outras contaminações atmosféricas como poeiras arrastadas por vento e chuva, garantindo um maior controle na qualidade na água tratada.

Outra tecnologia de ponta é o processo biológico MBBR desenvolvida pela AnoxKaldnes empresa do grupo Veolia, utiliza uma mídia plástica flutuante mantida no tanque de aeração, onde a massa biológica fica aderida e protegida. Este processo tem uma operação mais simples, não demandando controles de descarte ou de qualidade do lodo para a sedimentação, como é usual em processos convencionais de lodos ativados.

"A massa biológica em excesso é liberada da mídia e separada do efluente tratado, em uma etapa de decantação ou flotação, de onde o lodo separado é encaminhado para desaguamento e disposição. A recirculação de lodos nem sempre é requerida, como em tratamento biológicos para remoção de carga orgânica e de nitrificação", observa Gerente de Tecnologia e Processos da Veolia Water.

Perfil da Veolia Water Brasil – Divisão de água da multinacional francesa Veolia Environnement, a Veolia Water Brasil é líder mundial na prestação de serviços relacionados ao tratamento de água e efluentes líquidos. Presente em 74 países, em 2010, o Grupo obteve um lucro líquido atribuível de 34,7 bilhões de euros.

No Brasil desde 1993, a empresa atua na divisão de soluções e tecnologias em todas as atividades relacionadas a gestão das águas, projetando, implantando e operando sistemas de tratamento de água e efluentes derivados dos mais diferentes tipos de atividades. Fornece soluções integradas para tratamento de água, efluentes e reuso para mais de 100 clientes, dentre eles Petrobras, Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Votorantim Metais, Suzano, Bahia Pulp, Cedae, Monsanto, Acelormittal e Companhia Siderurgica de Tubarão (CST). [www.veoliawaterst.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: