Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/09/2011 - 12:06

Controle do gasto público é tema de palestra promovida pelo Machado Meyer

O escritório Machado, Meyer, Sendaz e Opice Advogados recebe no próximo dia 26 de setembro (segunda-feira), o economista Mansueto Almeida para a palestra Dilemas no Controle do Gasto Público no Brasil. O encontro tem como objetivo discutir o destino do investimento público, o controle de despesas e custeio, a carga tributária e a transferência de renda, além de outros pontos cruciais da política econômica nacional.

A palestra destacará os grandes dilemas em relação ao crescimento do gasto público no Brasil. Entre 1991 e 2010, o gasto primário do Governo Central (inclusive transferências a estados e municípios) aumentou de 13,7% para 22% do Produto Interno Bruto (PIB). Apesar desse crescimento de quase dez pontos percentuais do PIB em duas décadas, o esforço de equilíbrio fiscal aumentou a partir de 1999, quando o país passou, sistematicamente, a gerar superávit primário para pagar os juros da dívida interna e externa.

Sendo assim, alguns questionamentos passaram a ser feitos e estes serão o ponto primordial da discussão – uma vez que o padrão de crescimento do gasto público no Brasil desde o inicio da década de 1990 foi expressivo, para onde foi este dinheiro? Quais contas precisam ser controladas? O custeio do governo federal está descontrolado? É possível aumentar o investimento público e ainda reduzir a carga tributária? É possível continuar com as politicas de transferência de renda sem aumentar a carga tributária?

Palestrante- Mansueto Almeida é formado em Economia pela Universidade Federal do Ceará, mestre pela USP e doutor pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), EUA. Almeida é técnico de Planejamento e Pesquisa do IPEA desde 1997 e foi coordenador-geral de Política Monetária e Financeira do Mistério da Fazendo, além de professor da Fundação Getúlio Vargas e pesquisador da Universidade de Manchester, Inglaterra.

.[Dia 26 de setembro (segunda-feira), das 8h30 até 11h, na Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados,Av. Brigadeiro Faria Lima, 3144, 11º andar - Jd. Paulistano – São Paulo].

Machado, Meyer, Sendacz e Opice-Fundado em 1972, Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados é um dos mais respeitados escritórios de advocacia do Brasil. Com atuação em todas as áreas do direito, oferece assistência legal a clientes nacionais e internacionais, incluindo grandes corporações dos mais variados setores de atividades, instituições financeiras e entidades governamentais. O escritório está presente em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e Nova Iorque.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: