Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/09/2011 - 10:34

Projeto inovador da Aneel conta com a solução da Paradigma

A Tractebel Energia, maior geradora de energia privada do Brasil, e o LabPlan-UFSC (Laboratório de Planejamento de Sistemas de Energia Elétrica da Universidade Federal de Santa Catarina) iniciaram um projeto em parceria com a Paradigma Business Solutions - especialista em desenvolver modelos e soluções de processos de negócios e relacionamentos eletrônicos - para desenvolver a interface gráfica de uma solução que calcula uma política de operação considerando um horizonte de longo-prazo e que pode ser utilizada na tomada de decisão do despacho hidrotérmico e para estudos de longo-prazo. O projeto é parte do programa de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), que tem como objetivo incentivar a busca constante por inovações e solucionar os desafios tecnológicos do setor elétrico.

Direcionado para a linha de pesquisa em Planejamento da Operação, o foco do projeto é investigar novas abordagens para solucionar os problemas associados ao despacho hidrotérmico e estimular o desenvolvimento de outros modelos que assegurem o suprimento do mercado consumidor de energia com o menor custo possível. Por ser tratar de um tema complexo e de grande interesse para o setor, a Aneel abriu um convênio de empresas interessadas em participar do desenvolvimento da pesquisa. Além da Tractebel, coordenadora do projeto, outras 17 empresas participam do convênio, entre elas a AES Tietê, CPFL e Light Energia.

O LabPlan, vinculado ao Departamento de Engenharia Elétrica da UFSC, é o executor do projeto, responsável pelo desenvolvimento técnico e acompanhamento dos trabalhos dos parceiros, como no caso da Paradigma no desenvolvimento da interface.

Leandro César Xavier de Carvalho, responsável pela gestão técnica do projeto da Tractebel, explica que a escolha da Paradigma para o desenvolvimento da interface se deu pela experiência da empresa no setor elétrico, especialmente no desenvolvimento de soluções para comercialização de energia. “Conhecemos o trabalho da Paradigma desde 2002, início da nossa parceria, quando surgiu a oportunidade deste novo projeto, optamos por envolver a Paradigma que possui know-how no desenvolvimento de produtos e serviços para a indústria de energia”, explica.

Xavier acrescenta que a Paradigma apresentou um projeto versátil e com elementos diferenciais, apresentando soluções inovadoras para cumprir todas as exigências do projeto como orçamento, resultados esperados, prazos, etc. Entre esses diferenciais está o fornecimento de profissionais para trabalhar diretamente com a Universidade para aumentar a produtividade e evitar atrasos.

A primeira fase do projeto teve início em maio e levou um pouco mais de um mês para ser finalizada. No primeiro momento, foi realizado um levantamento de dados como modelagem das usinas e linhas de geração, mapeamento de todo o sistema eletroenergético do Brasil e captação de dados de consumo. Também foi definido todo o planejamento gráfico, layout e quantidade das telas necessárias para iniciar a implantação do projeto.

Na segunda fase, já iniciada, será feita a implementação da interface gráfica que auxiliará o usuário a visualizar, editar e adicionar informações na base de dados gerada pelo programa desenvolvido pelo LabPlan para reunir todos os dados da pesquisa e processar as informações.

A projeção é que a interface gráfica já esteja concluída e funcionando até dezembro e os seis meses seguintes sejam utilizados para finalizar o desenvolvimento do programa e ajustá-lo a nova plataforma. Em relação ao software, espera-se que uma versão final completa seja repassada para as empresas no início de maio de 2012, quando o projeto de P&D estará finalizado.

Paradigma -Fundada em 1998, a Paradigma atende grandes projetos de negociação e relacionamentos eletrônicos para os setores públicos e privados, com foco principal nos segmentos de energia, governo (federal, estaduais e municipais) e empresas da cadeia de valor. A companhia ainda tem atuação destacada no mercado de capitais brasileiro, atendendo importantes projetos como a BBM – Bolsa Brasileira de Mercadorias e o Tesouro Direto da BMF&Bovespa. Com unidades em Florianópolis (SC) e São Paulo (SP), a empresa atua em todo o território nacional, e através de parceiros no exterior, com exportações para três continentes. A empresa é responsável pelos mega-leilões de energia elétrica que comercializaram mais de R$ 500 Bilhões nos últimos cinco anos e sua tecnologia lidera o mercado de e-procurement/compras eletrônicas e integração da cadeia de valor, com dezenas de projetos em organizações públicas e privadas.

A empresa especializou-se em desenvolver modelos e soluções de processos de negócios e relacionamentos eletrônicos a partir da plataforma Paradigma WBC - Web Business Center, que contempla 14 modalidades transacionais para compras e vendas eletrônicas, além de módulos para gestão de usuários, de catálogos de produtos e de cadastro de empresas parceiras de negócio (clientes e/ou fornecedores). Completam a plataforma, módulos de BI – Business Intelligence, workflow de processos, gestor de portal e de conteúdo, ferramentas de busca e de pesquisa dirigida, solução de integração com legados (A2A), ou parceiros (EAI). Desenvolve aplicativos e presta serviços apoiados em tecnologias de ponta como web services e mobile.

Em doze anos de mercado, a empresa acumulou grande experiência com mais de 150 projetos atendidos e mais de 20 premiações recebidas no Brasil e no Exterior, pela relevância dos projetos que atende e a tecnologia “world class” aplicada a seus produtos.

A plataforma Paradigma WBC diferencia-se por ser a mais completa do mercado e pela oferta integrada de serviços de sourcing e sales na forma de “SaaS – Software as a Service”, conectando através de um conjunto inteligente de “web services” uma comunidade 200 mil empresas que operam negócios eletrônicos sem qualquer intermediação, relacionando-se com privacidade e personalização à diversos portais de e-procurement associados ao serviço www.ClicBusiness.com.br, que movimentam bilhões de reais em mais de 100 mil processos de compra por ano. O Portal ClicBusiness é um serviço inovador que traz significativa economia e maior produtividade para as relações de negócio da cadeia de valor, com uma inédita solução de “collaborative sourcing & reverse sales on demand”. [www.paradigmabs.com.br ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: