Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/09/2011 - 14:34

Elektro implanta GIS Regulatório da Imagem para cumprir normas da Aneel

Responsável pela distribuição de energia elétrica em 11,5% do Estado de São Paulo, a Elektro atende mais de dois milhões de clientes em 223 cidades em São Paulo e cinco do Mato Grosso do Sul, equivalente a uma área de mais de 120 mil quilômetros quadrados. Para atender às novas normas regulatórias da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), no tocante ao MCPSE/RCP e PRODIST/BDGD, que entraram em vigor no início do ano, a Elektro trabalhou e vem trabalhando continuamente para cumprir as obrigatoriedades dentro do prazo estipulado.

Para isso, a principal solução implantada pela companhia foi o GIS Regulatório, desenvolvido pela Imagem, empresa líder no mercado de GIS (Sistemas de Informações Geográficas) na América Latina. A solução modular baseada na plataforma ArcGIS permite criar uma visão integrada e conciliada entre os segmentos contábil e físico do cadastro de ativos elétricos e, assim, facilitar o mapeamento de ativos das redes de distribuição de energia e a geração de relatórios de acordo com os padrões estabelecidos.

Douglas Costa, gerente de Sistemas da Informação da Elektro, conta que o projeto teve inicio em agosto de 2010 e diversas mudanças foram realizadas em um curto espaço de tempo para que a empresa pudesse se adequar às normas. “Os principais desafios do projeto de adequação às normas foram a elaboração do inventário físico de toda a rede, os ajustes realizados no sistema técnico com os dados do inventário sem impactar na operação, as adequações nos sistemas e nas interfaces para a implantação de novas soluções e também o desenvolvimento de automatizações para garantir a confiabilidade e integridade das informações”.

A implantação do GIS Regulatório possibilitou a geração das informações exigidas pela Aneel sem a necessidade de realizar extensas customizações no GIS já utilizado pela empresa, além de facilitar as adequações nos sistemas corporativos e suas respectivas interfaces como SAP, OpenSGD (Sistema técnico) e U.E (Sistema Comercial).

Douglas explica ainda que, com o novo processo, todos os ativos elétricos foram codificados conforme o Manual de Controle Patrimonial do Setor Elétrico, desenvolvido pela Aneel, e qualquer alteração no sistema físico será refletido no sistema contábil. “A nova solução permite à Elektro um esforço pró-ativo para eliminação de sobras físicas ou contábeis, além de antecipar futuros problemas em tempo hábil para a reparação”, finaliza.

Imagem -Fundada em 1986, a Imagem é líder do mercado de Sistemas de Informações Geográficas (GIS) com 25% de participação no mercado nacional do setor. A empresa oferece soluções completas de tecnologia e informação espacial, como software, consultoria, implementação de sistemas, imagens de satélites de alta resolução e mapas territoriais de múltiplas escalas e temas.

Os produtos e serviços da Imagem são utilizados por centenas de empresas, públicas e privadas, de segmentos como gestão municipal, meio ambiente, mineração, óleo e gás, agrobusiness, transportes, telecomunicações, segurança pública e defesa. Também focada na área de Utilities, oferece soluções para energia e saneamento. Em 2010, a companhia obteve faturamento de R$ 74 milhões.

Sediada em São José dos Campos (SP), a Imagem conta com escritórios regionais e uma ampla rede de parceiros no país. Distribuidora exclusiva da Esri, líder mundial no fornecimento de software GIS, a empresa tem como missão inserir a geografia no centro da tomada de decisão dos clientes causando um impacto positivo nos seus negócios e na sociedade. |www.img.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: