Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/08/2011 - 09:13

Aeroportos: desafio da infraestrutura vai além da Copa e Olimpíadas, diz CEO da TAM

Em discurso no 2º Fórum de Marketing Empresarial, Líbano Barroso destaca também a importância da classe C para a aviação comercial.

A necessidade de investimentos em infraestrutura para o transporte aéreo no Brasil deve ser pensada para longo prazo, e não apenas como paliativo para a Copa do Mundo de 2014 e Jogos Olímpicos de 2016. “Dá pra fazer com o que já temos”, afirmou o presidente e CEO da TAM, Libano Barroso, em debate com 200 líderes empresariais brasileiros no Fórum de Marketing Empresarial, que acontece esse fim de semana no Sofitel Jequitimar, no Guarujá (SP).

“O desafio da infraestrutura independe da Copa e Olimpíadas. É uma demanda do mercado de aviação brasileiro”, analisou. Ele antecipou que a TAM já vem se preparando para os dois eventos, com mais e maiores aeronaves e aumentando a participação do Rio de Janeiro como segundo principal hub internacional da empresa, junto com Guarulhos.

Segundo o principal executivo da TAM, é justamente a demanda criada por esses eventos que ajudará a incrementar o fluxo de passageiros nos anos seguintes. Copa e Jogos Olímpicos não representam rentabilidade imediata para a companhia, por aumentarem tanto a demanda em tão pouco tempo. “Serão dois períodos de aproximadamente 30 dias em que teremos um fluxo concentrado equivalente ao previsto para 2020”, disse Barroso.

Fidelizados e emergentes, em vez de classe A e classe C- O crescimento do poder de consumo da classe C é um dos temas predominantes nessa edição do Fórum de Marketing Empresarial – e Líbano Barroso destacou as estratégias da TAM nessa área. “Preferimos dividir nossos consumidores entre fidelizados e emergentes”. Para chegar até esse segundo público, a empresa apostou na “elasticidade” da marca: popularizar preços, sem deixar de fidelizar o público executivo.

“Eu mesmo já financiei vários porteiros para que pudessem voar de avião, e nenhum deles nunca me deu cano”, contou o executivo. “O novo hábito de consumo é desconfiado. O consumidor precisa de ajuda para tomar decisão sobre a compra. Mas, em seguida, passa com muito mais facilidade do que antigamente do preço para a qualidade”.

Para o presidente do LIDE, João Doria Jr., erra quem imagina que o consumidor da classe C só compra preço. “Esse novo consumidor, emergente, busca, sobretudo, a melhor relação entre preço e qualidade”.

Executivos debatem evolução do marketing no mercado brasileiro- A 2ª edição do Fórum de Marketing Empresarial, promovido pelo Grupo Doria e pela Editora Referência, acontece de 12 a 14 de agosto, no Sofitel Guarujá Jequitimar (SP) e reúne cerca de 200 empresários e dirigentes do setor das mais importantes empresas do País. Organizado pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, o evento terá como tema central O mercado brasileiro de consumo e a evolução do marketing na nova década.

Perfil do Grupo Doria - Grupo de comunicação e marketing no Brasil, que promove os mais importantes eventos empresariais do País, entre eles o Fórum Empresarial de Comandatuba, CEO´s Family Workshop, Meeting Internacional, Fórum de Empreendedores e Fórum de Marketing Empresarial. O grupo congrega ainda o LIDE- Grupo de Líderes Empresariais, associação de empresários destinada a fortalecer o pensamento, o relacionamento e os princípios éticos de governança corporativa no Brasil. E, em sociedade com a Editora Abril, o Grupo Doria comanda o renomado evento de arquitetura e decoração Casa Cor. O Grupo possui ainda uma produtora de TV, responsável pelo programa Show Business, uma editora, que publica sete títulos, um centro de convenções e um shopping sazonal em Campos do Jordão (SP).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira