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13/08/2011 - 12:29

SITA atinge marca de dois milhões de mensagens de dados para comunicações de aeronave

Demanda pelo serviço dobrou em cinco anos.

A SITA, líder mundial em soluções de comunicação e TI para a indústria aérea, anuncia que passa a processar dois milhões de mensagens diárias para mais de dez mil aeronaves, centros de operações aéreas, controle de tráfego aéreo e fabricantes de aeronaves.

As mensagens de dados usando protocolo ACARS (Sistema de endereçamento de comunicação de aeronaves e relatórios), são fundamentais para a segurança e para a operação das aeronaves. As comunicações são apoiadas por dados de centros de processamento, em Montreal e Singapura, e uma extensa rede de mais de 1.200 estações terrestres VHF.

A demanda pelo serviço da SITA dobrou em cinco anos e aeronaves de última geração, tais como o Airbus A380 e o Boeing 787, ainda possuem o sistema ACARS para a comunicação crítica em voos em paralelo com a nova geração de mensagens chamada de “electronic flight bags” (bagagem transportada eletronicamente)_ detalhe eu tiraria a tradução senão as pessoas vão achar que trata-se de bagagem do tiopo mala e não de mensagem.

Pilotos e sistemas no cockpit das aeronaves usam o ACARS, principalmente, para se comunicar com operações de voo e com os departamentos de manutenção de aeronaves, assim como com o controle de tráfego aéreo. Informações críticas de rota são enviadas pelo Controle de Tráfego Aéreo através de aplicações de CPDLC (Controller Pilot Datalink Communications ) usando sistema FANS (Future Air Naviagation) através do protocolo ACARS. Reportes meteorológicos ou novos planos de voo também podem ser solicitados pela tripulação. O ACARS também suporta o monitoramento em tempo real dos motores, fornecendo dados para a aeronave e os fabricantes.

Philip Clinch, vice-presidente de serviços de comunicação de aeronaves da SITA, diz: “Mesmo quando olhamos para a introdução de um novo protocolo de rede de telecomunicações aeronáuticas para controle de tráfego aéreo por data link_e e links IP para EFB (electronic flight bags), o ACARS está tão incorporado às aeronaves que vai permanecer como a espinha dorsal da comunicação aérea por mais 15 a 20 anos.

O ACARS vem utilizando satélites Inmarsat há 20 anos e é provável que a demanda cresça significativamente após a aprovação da Administração de Aviação Federal (FAA), neste mês, do uso de comunicação via satélite Iridium para aplicativos de missão crítica. Com isso, mais aeronaves poderão usar os satélites do ACARS para comunicações de controle do tráfego aéreo, permitindo operações mais densas do espaço aéreo sobre os oceanos enquanto é mantida a segurança. Estamos confiantes de que podemos continuar a atender à crescente demanda.”

O ACARS evoluiu ao longo de 30 anos de acordo com as necessidades das companhias aéreas e tem sido continuamente otimizado para fornecer crescentes recursos. Novos protocolos emergentes, incluindo o padrão ATN da ICAO e IP AIRCOM através de links de rádio de banda larga estão sendo implementados em paralelo com o ACARS. A SITA investe mais de 10 milhões dólares por ano na expansão da rede e em tecnologias para desenvolvimento de aplicativos que apoiam o uso dos dados transmitidos para e a partir da aeronave.

A SITA é líder mundial em comunicação e soluções de TI para transporte aéreo. A empresa entrega e gerencia soluções de negócios para companhia aérea, aeroporto, GDS, governo e outros clientes, constituindo a espinha dorsal da indústria para comunicação do transporte aéreo.

O portfólio da SITA inclui gestão da comunicação global, infraestrutura e serviços de terceirização, bem como os serviços de gestão e as operações de linha aérea comercial de passageiros, operação de vôo, operação de aeronaves e comunicação aeronave com a equipe de terra, gestão dos aeroportos e as operações, operação de bagagem, a segurança do transporte e da gestão das fronteiras, operação de carga e muito mais. Com uma equipe de atendimento ao cliente de mais de 2.000 funcionários em todo o mundo, a SITA investe significativamente na busca pelo melhor em atendimento ao cliente, fornecendo suporte local e global integrado, tanto para os serviços de comunicação quanto para serviços de TI.

A SITA tem duas subsidiárias principais: OnAir, que é a maior provedora de conectividade em voo,e CHAMP Cargosystems, única companhia de TI dedicada exclusivamente à carga aérea. A companhia também opera duas joint ventures que prestam serviço à comunidade de transporte aéreo: Aviareto para a gestão de ativos da aeronave e CertiPath para gerenciamento segura da identidade eletrônica.

A SITA é uma das maiores empresas do mundo. Seu alcance global é baseado na presença local, com serviços para cerca de 550 membros da indústria de transportes aéreos e 3.200 clientes em mais de 200 países e territórios. Em 2009, a empresa comemorou 60 anos de mercado. Criada em 1949, com 11 companhias aéreas, a SITA hoje emprega pessoas de mais de 140 nacionalidades, falando 70 línguas diferentes. A SITA teve receita consolidada de mais de US$1.46 bilhão (€1.07 bilhão), em 2010.

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