Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/08/2011 - 11:21

Semana do trabalhador Humanitário da ONU exibe documentário sobre o brasileiro Sérgio Vieira de Mello

Em celebração à Semana do Trabalhador Humanitário, de 15 a 21 de agosto, o Sistema das Nações Unidas no Brasil promove a exibição do documentário “Sérgio” em Brasília e no Rio de Janeiro. O filme retrata a vida do brasileiro Sérgio Vieira de Mello, Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, que morreu após a explosão de uma bomba na sede das Nações Unidas (ONU), no Iraque, no dia 19 de agosto de 2003.

O longa-metragem, dirigido por Greg Barker e produzido pela HBO Filmes e Documentários, é uma adaptação da biografia O Homem Que Queria Salvar o Mundo: Uma Biografia de Sérgio Vieira de Mello, que deu a Samantha Power o prêmio Pulitzer. O livro examina a vida e a filosofia que fundamentava o trabalho humanitário do brasileiro que alcançou o mais alto posto nas Nações Unidas.

Vencedor do prêmio de melhor documentário no Festival de Sundance, em 2009, o filme também rememora os esforços heróicos da equipe de resgate para salvar a vida do diplomata, um dos 22 mortos no ataque à sede da ONU.

Em Brasília, o Sistema ONU no Brasil, em parceria com o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) Brasília, exibe o filme, de 94 minutos de duração, entre os dias 16 e 21 de agosto, com entrada franca. As sessões no Cinema do CCBB acontecerão nos seguintes horários: 16/08 (terça-feira) às 15h30; 17/08 (quarta-feira) às 14h30; 18/08 (quinta-feira) às 13h; 19/08 (sexta-feira) às 15h30; 20/08 (sábado) às 15h30 e 21/08 (domingo) às 14h30. Os interessados devem chegar ao local uma hora antes do início da sessão para retirada do ingresso.

No Rio de Janeiro, o filme será exibido no dia 19/08 (sexta-feira), Dia Mundial do Trabalhador Humanitário, às 10h30, no Teatro da Maison de France, precedido de uma cerimônia à qual estarão presentes o Coordenador Residente do Sistema das Nações Unidas no Brasil, Jorge Chediek, o Cônsul-Geral da França no Rio de Janeiro, Jean-Claude Moyret, o Diretor-Executivo do Médicos Sem Fronteiras no Brasil, Tyler Fainstat, o Coronel Pedro Aurélio Pessoa, Comandante do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil “Sérgio Vieira de Mello”, o Secretário Breno Hermann,

Chefe da Divisão das Nações Unidas do Itamaraty e o Representante no Brasil do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), Andrés Ramirez. Antes, no dia 15/08, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) apresenta o documentário no recém-inaugurado Espaço Cultural Sérgio Vieira de Mello, situado na Vila Militar do Rio, às 16h00.

Sinopse do filme-No verão de 2003, o funcionário de carreira da ONU, Sérgio Vieira de Mello, 55 anos, foi enviado ao Iraque pelo então Secretário-Geral da ONU, Kofi Annan, para liderar a missão no Iraque pouco depois da invasão. Sérgio não queria o trabalho no Iraque e havia se oposto à guerra, mas chegou a Bagdá com seu estilo incomum e acompanhado por sua equipe – os melhores e mais brilhantes especialistas da ONU – e sua colega e namorada, Carolina, que ele havia conhecido em Timor Leste.

O funcionário da ONU se esforçou para tentar acabar com a ocupação o mais rápido possível. Em vez disso, viu-se acusado pela crescente insurgência como sendo uma ferramenta dos norte-americanos e, em 19 de agosto de 2003, ele próprio tornou-se um alvo. Um caminhão-bomba explodiu diretamente sob seu escritório, atingindo funcionários da ONU, inclusive membros de sua equipe. Sérgio, porém, sobreviveu.

Como Carolina o procurava desesperadamente sob os escombros do prédio, dois bombeiros do Exército abnegadamente tentaram salvar Sérgio. No fundo de um poço profundo e estreito os dois soldados o encontraram. Depois de ter ajudado a salvar milhares de vidas ao longo de sua longa e extraordinária carreira, a sua própria estava agora inteiramente nas mãos desses dois homens.

Biografia de Sérgio-Sérgio Vieira de Mello nasceu no Rio de Janeiro no dia 15 de março de 1948. Filho de diplomata, em 1968 mudou-se para a França para fazer Mestrado em Filosofia na Universidade de Paris. Ele viria mais tarde receber dois graus de doutorado, um em Filosofia e outro em Ciências Humanas. Em 1969, Sérgio começou a trabalhar no Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR).

Foi Representante Especial do Secretário-Geral para o Iraque e Alto Comissário da ONU para os Direitos Humanos. Antes, foi Administrador da ONU no Timor Leste e Kosovo. Nos 34 anos em que trabalhou na ONU, Vieira de Mello atuou em Bangladesh, Sudão, Chipre, Moçambique, Peru, Líbano, Camboja, Bósnia, Croácia, e ocupou cargos na sede da ONU em Genebra e Nova York.

Dia Mundial do Trabalhador Humanitário-A data foi instituída em dezembro de 2008 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, para “contribuir com o aumento da consciência pública sobre o trabalho humanitário e a importância da cooperação internacional, e para homenagear todos os trabalhadores humanitários do mundo”. A data coincide com o dia do atentado no Hotel Canal em Bagdá, no Iraque, que tirou a vida do Representante Especial do Secretário-Geral para o país e Alto Comissário para os Direitos Humanos da ONU, Sérgio Vieira de Mello e de outros 21 funcionários das Nações Unidas, em 2003.

O Dia Mundial da Ação Humanitária foi designado em memória daqueles que morreram nesse atentado a bomba, mas também em memória aos muitos trabalhadores humanitários que perderam suas vidas. Ele é também comemorado para enfatizar as necessidades atuais e desafios humanitários em todo o mundo, tais como ameaças aos trabalhadores de ajuda humanitária pelas diferentes partes envolvidas nos conflitos, os desafios para chegar até as pessoas que precisam de ajuda, ou a complexidade crescente do ambiente humanitário devido aos aumentos dos preços dos alimentos, à turbulência financeira global, à escassez de água e as mudanças climáticas.

.[ Site oficial do filme: http://www.hbo.com/documentaries/sergio/index.html#/documentaries/sergio/index.html] |.Trailer do filme: http://www.sergiothemovie.com]. |Teaser do documentário disponível no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=I9UD7ZD7TJ0].

.[Centro Cultural Banco do Brasil - Cinema | SCES, Trecho 2, lote 22, Brasília, DF| www.bb.com.br/cultura | . Teatro da Maison de France : Presidente Antonio Carlos 58, Centro, Rio de Janeiro, RJ. | . Espaço Cultural Sérgio Vieira de Mello: Av. Duque de Caxias 492, Vila Militar, Rio de Janeiro, RJ.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira