Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/08/2011 - 09:05

MPX e GE firmam acordo para expandir geração solar no Brasil

Tauá - Em iniciativa inédita no País, a MPX, empresa de energia do Grupo EBX, do empresário Eike Batista, inicia a operação da primeira usina de energia solar da América Latina instalada em Tauá, Fortaleza (CE) – inaugurada no dia 04 de agosto (quinta-feira). Ainda nesta quinta, a companhia fecha parceria com a GE para duplicação da capacidade dessa unidade. O acordo prevê que a GE forneça todo o pacote de equipamentos e sistemas de tecnologia fotovoltaica para a expansão da potência da usina solar de 1 MW para 2 MW. As atividades para ampliação do empreendimento serão iniciadas ainda este mês e a operação está prevista para o primeiro semestre de 2012.

“A GE orgulha-se de fazer parte do negócio de energia solar no Brasil. A possibilidade de utilizar um recurso natural e renovável para gerar energia para milhões de brasileiros vai de encontro aos ideais da GE, que busca aumentar o acesso e qualidade de vida, por meio de produtos e soluções nos mais de 100 países em que atua“, afirma Reinaldo Garcia, presidente e CEO da GE América Latina.

Hoje, a primeira unidade solar do País conta com capacidade inicial instalada de 1 megawatt (MW), energia suficiente para abastecer 1,5 mil famílias da região. E ocupa uma área de 12 mil metros quadrados e conta com 4.680 painéis fotovol­taicos, que absorvem a luz do sol para transformação em energia elétrica. A unidade recebeu investimentos de cerca de R$ 10 milhões, além de aporte de R$ 1,2 milhão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Com a expansão, mais 6,9 mil painéis serão instalados na usina solar. Ao todo, serão 11.580 módulos solares captando a luz e transformando-a em energia elétrica. “A MPX é pioneira em energia solar no Brasil e investiu por acreditar no desenvolvimento dessa fonte no médio e longo prazo. Com a GE, impulsionamos o nosso empreendimento, previsto para chegar a 50 MW”, afirma o presidente da MPX, Eduardo Karrer.

Além dos painéis, a GE irá fornecer estruturas de suporte, inversores BrillianceTM, transformadores, engenharia de montagem e sistemas de monitoramento e controle SunIQTM. O acordo com a MPX marca a entrada da GE no mercado brasileiro de energia solar. “As soluções da GE são desenvolvidas de acordo com as expectativas dos nossos clientes, para impulsionar o crescimento de diferentes negócios. E neste caso, ainda traz benefícios para o Brasil”, afirma Marcelo Soares, CEO da GE Energy para a América Latina.

A aproximadamente 360 quilômetros de Fortaleza (CE), a MPX Tauá está conectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN) por meio de subestação da distribuidora local. Para a segunda fase, a fábrica solar de Tauá já possui autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e licença da Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace) para expandir sua capacidade até 5 MW. O projeto concebido pela MPX para a usina solar chega a 50 MW. E essa parceria da GE com a MPX se estenderá para futuras expansões dessa unidade.

Perfil-A GE é uma companhia de tecnologias avançadas, serviços e finanças, que busca solucionar os desafios mais complexos do mundo. Dedicada a inovações em energia, saúde, transporte e infraestrutura, a GE opera em mais de 100 países e emprega cerca de 300 mil funcionários globalmente. [www.ge.com].

No Brasil, a GE mantém atividades desde 1919, com escritórios distribuídos em diversos estados do país e unidades industriais em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Todos os negócios da GE estão presentes no Brasil, empregando mais de 8 mil funcionários. [www.ge.com/br ou o blog GE Reports Brasil http://brasil.geblogs.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: