Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/07/2011 - 09:45

Em Roma, Moreira Franco defende diálogo como instrumento para evitar acirramento de crises

Brasília-Em discurso durante a Assembleia da Associação Internacional de Conselhos Econômicos e Sociais e Instituições Similares (Aicesis), o ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência (SAE), Moreira Franco, defendeu os valores de liberdade e democracia e conclamou os representantes das sociedades civis de 150 países a buscarem o desenvolvimento econômico com inclusão social e responsabilidade ambiental. “Temos que atuar para que, além de crescimento econômico e financeiro, o desenvolvimento produza melhorias sociais e ambientais em cada nação, como preconiza o conceito de desenvolvimento sustentável da ONU”, afirmou o ministro no dia 21 de julho (quinta-feira), em Roma, na Itália.

Depois de citar a ameaça de crises econômicas e sociais na Europa e na América, o ministro assinalou que a ampliação do diálogo é um dos instrumentos para se evitar o acirramento das crises e encontrar saídas consistentes e duradouras. “Estamos num momento oportuno para o estabelecimento de uma nova governança global, tema central dos trabalhos da atual gestão da Aicesis”, disse.

O ministro citou o exemplo deixado pelo governo do presidente Lula que, segundo lembrou, promoveu a redução da desigualdade com ousadia nos programas sociais e responsabilidade na área econômica. O ministro brasileiro encerrou seu discurso convidando a Aicesis a realizar sua próxima assembleia no Brasil em junho de 2012, quando a ONU vai promover a Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável Rio + 20. “Os valores democráticos de liberdade, igualdade de oportunidades e participação popular, diretrizes praticadas aqui, devem se estender para outros fóruns internacionais. E temos à frente uma ocasião propícia para isso”, afirmou. A decisão sobre o local da próxima reunião da Acesis deverá ser tomada durante a Assembleia Geral da entidade que será realizada no dia 22 de julho (sexta-feira), na sede do Conselho Nacional para Economia e Trabalho da Itália.

.[Íntegra do discurso do ministro: http://www.sae.gov.br/site/?p=6522 ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira