Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/07/2011 - 09:04

MPX obtém Licença Prévia e duplica capacidade de geração na Bacia do Parnaíba


A MPX, empresa de energia do Grupo EBX, de Eike Batista, recebeu Licença Prévia para adicionar 1.859 MW de capacidade em projetos termelétricos no complexo de geração de energia MPX Parnaíba, em Santo Antônio dos Lopes, no interior do Maranhão. A licença foi emitida pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Maranhão (Sema). Com o documento, que atesta a viabilidade ambiental do empreendimento, a MPX duplica a potência do complexo da Bacia do Parnaíba, totalizando 3.722 MW licenciados de geração a gás natural. A MPX detém 70% do empreendimento e a Petra, 30%.

O complexo integrado de energia, que já possui Licença de Instalação para 1.863 MW, será construído em área próxima à produção de gás natural. A MPX, OGX e Petra têm sete blocos no Maranhão com recursos riscados estimados de 11,3 trilhões de pés cúbicos (TCF). Além da proximidade com o combustível, a usina aproveitará a vantagem logística da transmissão da energia elétrica, que será feita a partir do seccionamento da linha que passa sobre o terreno das usinas.

Em junho, a MPX firmou um Termo de Compromisso com a Bertin para a aquisição de dois projetos termelétricos, com capacidade total de 660 MW. A transação aguarda autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para as adequações necessárias à transferência dos projetos para o complexo MPX Parnaíba. Os projetos comercializaram 450 MW médios no Leilão A-5 de 2008, por um período de 15 anos, a partir de janeiro de 2013.

Também no Maranhão, em São Luís, a MPX constrói uma usina termelétrica de 360 MW a carvão mineral, prevista para entrar em operação até o final do ano. O empreendimento, que gera cerca de 3,5 mil empregos, comercializou 315 MW médios no Leilão A-5 de 2007, por um período de 15 anos, a partir de janeiro de 2012.

Perfil-A MPX é uma empresa diversificada de energia com negócios complementares em geração elétrica, mineração de carvão e exploração e produção de gás natural na América do Sul. A companhia tem um amplo portfólio de empreendimentos de geração térmica, que excede 11 GW de capacidade e a posiciona estrategicamente para se tornar uma geradora privada líder. A MPX possui também ativos de classe mundial de carvão de baixo nível de emissões, com recursos potenciais estimados em 4 bilhões de toneladas, suficientes para uma produção de 35 milhões de toneladas por ano, e com infraestrutura integrada, que inclui uma ferrovia de 150 km das minas à costa e um porto de águas profundas. O carvão produzido na Colômbia será comercializado no mercado internacional, além de suprir as plantas da MPX no Brasil e no Chile. As usinas de geração da MPX serão também as principais consumidoras do gás natural produzido nos blocos terrestres da empresa, que tem recursos riscados estimados em 11,3 Tcf.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: