Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/07/2011 - 08:18

Estado do Rio promove evento para alavancar artesanato da Serra

Cerca de 600 artesãos da região serão beneficiados por iniciativa que acontecerá de 15 a 17 de julho (sexta a domingo), no Parque de Exposições de Petrópolis, em Itaipava.

Mês de julho é tempo de aproveitar o friozinho na Serra, contemplar suas belezas naturais, saborear uma boa comida e, é claro, conhecer o artesanato típico da região. Com objetivo de alavancar novos negócios para os artesãos dos municípios da região, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços (Sedeis) realizará o evento ‘Artesanato da Serra’ entre os dias 15 e 17 de julho, das 10 às 18 horas, no Parque de Exposições de Petrópolis, em Itaipava. A entrada será gratuita.

Além de 50 barracas para expositores, haverá oficinas de artesanato gratuitas para fomentar a atividade artesanal e contribuir para a sua valorização. Estão previstas ainda atividades culturais, como apresentação de música, dança, atividades infantis, entre outras. O evento será aberto pela subsecretária estadual de Comércio e Serviços, Dulce Ângela Procópio, e por Maria Lúcia Pezão, mulher do vice-governador Luiz Fernando Pezão.

A iniciativa beneficiará cerca de 600 artesãos de grupos produtivos das cidades de Petrópolis, Friburgo e Teresópolis, locais fortemente atingidos pelas chuvas em janeiro de 2011. Também foram convidados artesãos dos municípios de Sapucaia, São José do Vale do Rio Preto e Bom Jardim. A idéia é aproveitar a alta temporada de inverno, quando há grande circulação de turistas e visitantes em Petrópolis, e ainda os festejos de inverno promovidos pelo município.

Promovido pelo Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, coordenado pela Sedeis, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), por meio do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), o evento também tem apoio da ONG Atoar e das prefeituras de Petrópolis e demais municípios da região.

Selo Feito na Serra- As peças expostas no evento terão o selo “Feito Na Serra Carioca”, com objetivo de fomentar o consumo solidário de produtos da região e identificar diferentes produtos da Região Serrana, do artesanato à geleia de frutas típica da serra e até a lingerie do maior pólo de moda íntima do país. Com o slogan “Quem compra, ajuda a reconstruir”, o selo também pode ser estampado em materiais de merchandising para identificar os estabelecimentos que comercializam os produtos da região.

O material traz frases como “Aqui tem produtos da Serra Carioca. Compre e ajude a reconstruir o futuro de milhares de famílias” ou “Juntos para Recomeçar. Compre Produtos da Serra Carioca”. A adesão ao selo é voluntária por parte de supermercados, redes varejistas, lojas e consumidores de maneira geral, em diferentes lugares do Estado do Rio de Janeiro e de outras partes do País. O projeto é assinado pelo designer Ricardo Leite, responsável pelas capas dos discos de Chico Buarque e pela criação de marcas conhecidas, como a da operadora de celular Oi.

Balanço das ações- A subsecretária Dulce Ângela afirma que o evento faz parte das ações para revitalização da Região Serrana, com objetivo de promover e divulgar o artesanato produzido na região, criar novas oportunidades de comercialização desses produtos e fomentar a integração dos artesãos das cidades serranas, além de proporcionar momentos de descontração e entretenimento para moradores e visitantes.

- A proposta é abrir mais um canal de divulgação e comercialização para o artesanato da serra fluminense, atraindo público que possa admirar e comprar os produtos dos artesãos locais. O evento se destacará pela exposição e venda de produtos de qualidade, referências locais da região, com princípios de sustentabilidade, criatividade e valor agregado – afirma Dulce, informando que serão convidados a expor artesãos cujo trabalho se destaque pela criatividade e perfeito uso das técnicas artesanais.

Dulce explica que estas ações fazem parte do plano estratégico desenvolvido pelo Governo do Estado para apoiar e alavancar a reconstrução econômica da Região Serrana. Além de articular a abertura de uma linha de R$ 400 milhões pelo BNDES, já liberados, a Secretaria organizou três rodadas de negócios com foco na região, com empresas como Vale, Leroy Merlin, Leader e Zona Sul. O Governo do Estado também apoiou a Satélite Fevest (feira de moda realizado em junho em Friburgo) e promoveu, no Palácio Itamaraty (RJ), um encontro de negócios voltado para o setor de turismo. Outra ação, em parceria com a Apex Brasil, prevê a realização de rodadas de negócios com compradores internacionais em setembro. Mais de 40 empresas de setores como Moda e Bijuteria, Alimentos e Bebidas, Casa e Construção, Metal Mecânico, Artesanato e Tecnologia da Informação, manifestaram interesse em participar.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira