Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/07/2011 - 09:31

União e dedicação pelas conquistas da classe hoteleira


Entidade tem papel de destaque nas conquistas do setor.

O Rio de Janeiro vive sua década de ouro e a hotelaria carioca protagoniza o desenvolvimento econômico da cidade. A exposição na mídia internacional, em função de sua escolha como sede da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016, e a repercussão das produções cinematográficas e da bem-sucedida política de segurança pública, convergem para o excelente momento do turismo.

A união das forças municipais, estaduais e federais se mostrou fundamental no excelente desempenho da cidade diante de tantos acontecimentos e o turismo foi uma das áreas mais beneficiadas. Atuante em prol dos interesses da classe hoteleira e parceira nas causas que envolvem o mercado turístico em geral, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RJ), representada pelo seu presidente Alfredo Lopes (foto), teve papel de destaque nas conquistas da classe nos últimos anos.

Ano após ano, a entidade vem atuando de forma contundente e efetiva junto à Secretaria de Ordem Pública, Delegacia Especial de Apoio ao Turismo e Secretaria de Segurança, além de batalhar, juntamente com a Riotur, pelo fortalecimento do calendário de eventos. O Rock In Rio, os Jogos Mundiais Militares e o show do Paul McCartney, sem falar nas já tradicionais festividades da cidade, como o Carnaval e o Réveillon, são apenas alguns indicativos do incremento da ocupação hoteleira. A ocupação está cada vez menos sazonal, com uma média anual acima dos 80% estimada para este ano.

A união da categoria viabilizou a criação do Sindicato Municipal de Hotéis e Meios de Hospedagens, aspiração da hotelaria há mais de 20 anos, e que hoje aguarda decisão judicial de ação empreitada pelo SindRio para seu efetivo registro. A hotelaria ganha com isso uma entidade focada exclusivamente na defesa dos interesses da categoria, que assumirá, definitivamente, voz ativa nas negociações sindicais e no diálogo em diversos níveis da Federação.

A aprovação do Pacote Olímpico, que concede incentivos fiscais e novos parâmetros urbanísticos para a hoteleira, é também fruto de uma intensa batalha da ABIH-RJ junto ao poder público. Os benefícios permitem não somente expandir a oferta de acomodações, como também atrair novas bandeiras e ampliar a diversidade de opções de hospedagem em nossa cidade. Até as Olimpíadas, a cidade ganhará aproximadamente 10 mil novas unidades habitacionais, sendo que quatro mil quartos já estão aprovados pela Prefeitura. Junto com a expansão do setor, a cidade resgata importantes ícones da hotelaria carioca, como o antigo Le Méridien (Windsor Atlântica), o Hotel Glória e o Hotel Nacional.

Com todo esse desenvolvimento, qualificação virou palavra de ordem. A entidade está diretamente envolvida em iniciativas como o Curso de Qualificação para Recepcionistas, em parceria com o SENAC, o projeto Escola Virtual dos Meios de Hospedagens - que passou a ser operacionalizado pela ABIH-RJ em abril deste ano e já aumentou o numero de inscritos de 200 para 1200 alunos -, além de firmar parcerias institucionais com diversas entidades, que permitem aos associados se reciclarem ou especializarem com descontos nas instituições parceiras.

Essas iniciativas e outras experiências são discutidas periodicamente com o apoio dos hoteleiros nos fóruns mensais, que englobam as áreas de recepção, segurança, recursos humanos, comercial, alimentos e bebidas, controller e manutenção, além do encontro de representantes dos hotéis cinco estrelas. Destaque para a dedicação dos parceiros Paulo Michel, Clement Izard,Gilmar Araujo, Carlos Werneck, Mariana Rautenberg, Sonia Chami, Gérard Bourgeaiseau, Jose Roberto Miranda e Luis Carlos Fontana, sem os quais essa ação não seria possível. Também vale evidenciar o mérito de Michel Chertouh, vice-presidente, que por tantas vezes representou a entidade na ausência do presidente Alfredo Lopes.

As conquistas não se resumem à capital. A ABIH-RJ também atuou de forma rápida e contundente para minimizar os prejuízos causados à rede hoteleira pelas fortes chuvas que atingiram a Região Serrana no início do ano. A entidade capitaneou uma grande campanha de doações juntos aos parceiros e isentou os hotéis associados do pagamento das mensalidades por três meses.

Também partiu do presidente Alfredo Lopes a iniciativa da campanha de desconto na hotelaria local, veiculada em jornal de grande circulação, com o objetivo de atrair de volta os turistas que se afastaram após a tragédia. O resultado foi um incremento de 15% da ocupação ainda no mês de fevereiro, beneficiando associados e não associados.

O reconhecimento de iniciativas sociais e ambientais, através dos prêmios Eduardo Tapajós, Corintho Falcão e Selo Verde também refletem o comprometimento da entidade não somente com a classe hoteleira, como também com toda a cidade.

Todo o esforço e conquista não poderia acontecer sem a parceria e dedicação dos demais membros da diretoria, presidentes, equipe operacional, conselheiros e coordenadores dos fóruns, hoteleiros associados e entidades parceiras, que batalham para que os investimentos recebidos deixem um grande legado para a cidade.|ABIH/RJ

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: