Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/08/2007 - 08:00

O Brasil e as Negociações Comerciais: Pragmatismo?

Mesa-Redonda realizada pelo Centro Brasileiro de Relações Internacionais – CEBRI.

Análise da Política Comercial dos Estados Unidos e União Européia com relação à parceria estratégica com o Brasil, acordos bilaterais e multilateralismo, cláusulas trabalhistas e ambientais, a nova composição do Congresso e as eleições americanas, Bioenergia, TPA, Farm Bill, China, etc.

Palestrantes: Alfredo Valladão - Professor do Institut d'Études Politiques de Paris (Sciences Po), onde dirige a Cátedra Mercosul. Pesquisador Sênior Associado no Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais (IEEI - Lisboa). Jornalista especializado em política internacional, contribui regularmente para a Rádio Franca Internacional, BBC e CBN. Foi correspondente diplomático e na área de Defesa para o diário Libération (França). É membro do Conselho Editorial das revistas Questions Internationales (França) e Res-Publica (Portugal). É fundador e ex-membro do Conselho Editorial do Anuário l'Etat du Monde (França) e autor de vários livros sobre política internacional e de documentários para redes de televisão francesas.

Aluisio de Lima-Campos -Assessor econômico da Embaixada do Brasil em Washington e presidente do ABCI Institute - Brazilian International Trade Scholars Inc., baseado em Washington, D.C.. É especialista em comércio internacional e política comercial, e assiste ao Governo Brasileiro há 25 anos em disputas e negociações comerciais com os EUA, tendo participado em mais de oitenta processos de defesa comercial movidos contra produtos brasileiros nos EUA. Colaborou na regulamentação das leis brasileiras sobre o tema. Representou o Governo Brasileiro em foros e negociações comerciais bilaterais e multilaterais sobre produtos, bem como em ações no contexto do SGP norte-americano. É autor de artigos e pesquisas publicadas no Brasil, Chile, EUA e Europa sobre leis internacionais de comércio, subsídios à agricultura, negociações regionais e multilaterais de comércio, e preferências tarifárias. Suas publicações mais recentes são o artigo “Nineteen Proposals to Curb Abuse in Antidumping and Countervailing Duty Proceedings” (Journal of World Trade, 2005) e o livro Ensaios em Comércio Internacional 2 - Arbitragem, Bioterrorismo, Barreiras, Investimentos, Política Comercial e Solução de Controvérsias (Editora Singular, 2006), do qual foi organizador. É bacharel em Economia e mestre em Desenvolvimento Econômico pela American University, Washington, D.C.

Comentários de Renato Flôres - Professor da Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas. É membro do conselho de diversos centros de pesquisa e de formulação de políticas sobre comércio internacional, integrações regionais e metodologias de avaliação dos ganhos de acordos comerciais; atua também como consultor junto aos principais organismos internacionais. Pesquisa atualmente a competitividade da pauta de exportações brasileira, a interação entre as regras e decisões da OMC e os aspectos econômicos do comércio internacional.

Sandra Rios - Economista e professora da PUC-RJ. Consultora permanente da Confederação Nacional da Indústria, sendo responsável pela coordenação técnica da Coalizão Empresarial Brasileira. Integrante da Lista Indicativa de Panelistas da OMC, por proposição do Governo brasileiro, aprovada pelo Órgão de Solução de Controvérsias da Organização.

Mediador: Roberto Abdenur - Ex-Embaixador do Brasil em Washington.

Evento no dia 16 de Agosto de 2007, quinta-feira, às 10h30, na Sede do CEBRI, Rua do Russel, 270/ 2º andar – Glória - Rio de Janeiro – RJ | • Inscrição: nome, instituição, cargo, endereço, telefone, fax, e-mail para: [email protected] | • Informações pelos telefones: (21) 2219-4469/4462 – Elizabeth Jubé ou Thaís Justen. Programação completa de eventos: www.cebri.org.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira