Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/06/2011 - 07:46

Superintendente do Porto recebe Cônsul-Geral da Argentina no RS


O Superintendente do Porto, Dirceu Lopes, recebeu, na manhã do dia 14 de junho(terça-feira), a visita do Cônsul-Geral da Argentina no Rio Grande do Sul, Júlio Alberto Oletto. Em pauta, esteve a relação comercial entre o Brasil e a Argentina e a intenção de realizar acordos de cooperação operacional com os portos de Montevidéu e Buenos Aires.

Sobre os carros vindos da Argentina, que estão estacionados nos pátios automotivos do porto, Lopes garantiu que o porto dispõe da estrutura necessária para atender a demanda. “Os espaços são suficientes e precisam ser otimizados”, disse.

Já em relação ao projeto de complementaridade, o superintendente destacou que o objetivo é desenvolver uma ação não de concorrência, mas de integração. “Todos nós ganhamos se otimizarmos isso. A ideia é fazermos um encontro com as autoridades portuárias dos três países”, explicou.

O cônsul da Argentina mostrou-se em concordância com a proposta. “Reconhecemos a importância do porto, o maior da América Latina. É a cabeceira do corredor bioceânico. As condições não são de competição. Os portos têm condições de serem complementários”, afirmou.

“É um ganho produtivo para os três países. Temos uma oportunidade muito grande. Temos condições de realizar essa proposta, trabalhando as principais rotas. O Porto é um corredor de exportação da riqueza do RS”, avaliou.

A sistemática pretendida é de que os navios que partem do Uruguai e Argentina com carga incompleta, possam realizar o preenchimento da mercadoria no Porto do Rio Grande, visto que este possui um canal de acesso mais profundo que a entrada do Rio da Prata. Da mesma forma que os navios com destino aos outros países, podem desembarcar, anteriormente, parte da carga no porto-riograndino. |Lorena Barros Garibaldi.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: