Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/06/2011 - 10:21

Primeiro Airbus Military C295 com rotodome AEW & C realiza voo inaugural

A primeira aeronave de transporte militar C295 equipada com um sistema de Alerta Aéreo Antecipado e Controle (AEW & C) completou com sucesso seu voo inaugural nas instalações da Airbus Military, em Sevilha (Espanha). O voo é resultado de um extenso trabalho de Pesquisa & Desenvolvimento, incluindo testes com túnel de vento, destinado à conversão de um C295 para ser equipado com um rotodome desenvolvido internamente.

O voo durou 2 horas e 48 minutos e foi realizado pelo comandante Alejandro Madurga, juntamente com o co-piloto Alfonso de Castro e os engenheiros de voos de teste Juan José Baeza e Antonio Ojeda.

O objetivo dos testes é verificar o impacto aerodinâmico e estrutural do rotodome sobre a estrutura geral do avião, a qualidade das manobras e sobre o desempenho. O equipamento, com seis metros de diâmetro, utilizado para os ensaios iniciais, é uma estrutura fixa para ensaios. A aeronave de série estará equipada de um rotodome de rotação rápida e um radar que permitirá uma cobertura completa e contínua de 360 ??graus da área selecionada.

"Este primeiro voo confirma que o C295 é uma excelente plataforma para apoiar um rotodome", disse Alejandro Madurga após o vôo. “O comportamento da aeronave e suas características de voo foram muito satisfatórios e dentro do esperado". Os ensaios de voo vão continuar durante os próximos três meses para concluir o estudo de viabilidade e validar por completo o conceito.

O C295 da Airbus Military é uma plataforma ideal para missões de Alerta Aéreo Antecipado e Controle AEW & C. Atualmente, a aeronave é utilizada em outras aplicações de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento, tais como patrulhamento marítimo, guerra anti-submarino e missões de proteção do meio ambiente, para citar apenas alguns exemplos. O C295 é uma plataforma simples, mas robusta, de confiabilidade comprovada em operações de conflito em missões de defesa e segurança interna. A aeronave é versátil, dispõe da maior cabine da sua classe, e é adaptável à missões AEW & C. O sistema tático FITS (Fully Integrated Tactical System) desenvolvido pela Airbus Military permite a integração de sensores de bordo para operar e controlar o futuro sistema de radar bem como visualizar as imagens aéreas.

Os testes atuais com AEW & C servem para demonstrar a capacidade do C295 neste setor e, assim, expandir a sua gama de aplicações. Com o C295, a Airbus Military dispõe de uma ferramenta para abrir um novo segmento de mercado e oferecer sistemas AEW & C de alto desempenho.

Perfil-A EADS é líder mundial nos segmentos aeroespacial, de defesa, segurança e serviços relacionados. Em 2010, a EADS faturou € 45,8 bilhões e empregou cerca de 121 mil trabalhadores O Grupo inclui a Airbus, como principal fabricante de aeronaves comerciais e também de reabastecimento, transporte e missão; a Eurocopter, como maior fornecedor mundial de helicópteros; e a Astrium, líder européia em programas espaciais. A Cassidian é uma provedora de soluções de sistemas abrangentes, tornando a EADS a principal parceira do consórcio Eurofighter e acionista da fornecedora de sistemas de mísseis MBDA.

No Brasil, a EADS mantém investimentos há mais de 30 anos, tendo iniciado sua presença por meio da Helibras, subsidiária local da Eurocopter. Também está presente através da EADS Brasil, da EADS Secure Networks Brasil e de escritórios de representação da Airbus Military e da Spot Image. É acionista da Equatorial Sistemas e desenvolve parcerias de longo prazo com clientes como a TAM, Forças Armadas, Polícia Federal, Agência Espacial Brasileira (AEB), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e as forças policiais estaduais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2022 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira